📷 Foto: Wilson Sabadin/Coperphoto/Sistema FIEB
O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, foi reeleito nesta sexta-feira (14) para comandar a instituição até março de 2030. À frente da entidade desde 2023, quando sucedeu Ricardo Alban — atual presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) —, Passos teve o nome aprovado por unanimidade pelos sindicatos das indústrias, por meio da chapa única Conexão FIEB. A posse está marcada para abril de 2026.
Em mensagem aos industriais, Passos afirmou que a nova gestão seguirá priorizando inovação, sustentabilidade e desenvolvimento regional. Ele destacou o papel estratégico do Sistema FIEB como rede integrada para fortalecer a produção, o emprego e a competitividade da indústria baiana.
A diretoria eleita conta com oito vice-presidentes — Benedito Carneiro Filho, Carlos Alfano Neto, Cláudio Murilo Xavier, Hilton Barbosa Lima, Josair Santos Bastos, Luiz Fernando Kunrath, Renata Muller e Sérgio Pedreira Souza — além de 18 diretores efetivos, 12 suplentes e um Conselho Fiscal composto por seis membros. Passos e Ricardo Alban foram indicados como delegados da FIEB junto à CNI.
Vice-presidente na nova chapa, o diretor industrial da Braskem na Bahia, Carlos Alfano, ressaltou a importância de contribuir com o fortalecimento do setor industrial no estado e destacou os desafios do momento atual para a indústria brasileira.
Engenheiro e sócio-diretor da Gráfico Empreendimentos Ltda., Passos tem 64 anos e reúne especializações em Finanças Empresariais (FGV), Administração de Negócios (UCSal), Consultoria em Negócios (UnB) e Marketing (ESPM). Já presidiu o Sinduscon-BA e foi 1º vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).