Gente

17 de agosto – Dois anos sem Dr. Elsimar Coutinho

17 de agosto – Dois anos sem Dr. Elsimar Coutinho
Da Redação

Da Redação

17/08/2022 2:00pm

O falecimento do médico baiano Dr. Elsimar Coutinho completa dois anos na quarta-feira (17.08). Por conta disso, uma missa em homenagem à memória do cientista será realizada nesse mesmo dia, às 9h, na Paróquia Nossa Senhora da Vitória. 

Vítima da Covid-19 aos 90 anos, ele deixou um rico legado da sua vida dedicada à pesquisa cientifica. Foram mais de 60 anos de estudos nas áreas de sexualidade, reprodução humana assistida e reposição hormonal. 

Todo o conhecimento do revolucionário cientista serve de base e direciona os diversos pesquisadores que atuam no Laboratório Elmeco e os médicos que atendem em todo o território nacional. O grupo intitulado Vida Longa inclui as Clínicas Elsimar Coutinho que possui unidades em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Aracajú e ainda o Centro Médico Elsimar Coutinho Day Hospital (CEPARH), que tem a missão de levar consciência sobre planejamento familiar e contribuir para a qualidade de vida das famílias. Todas as três empresas foram fundadas por Dr. Elsimar. 

A filha do renomado pesquisador e presidente do Ceparh, Charlotte Coutinho, destaca as décadas de estudo e atuação filantrópica do pai em prol das famílias. “Suas pesquisas revolucionaram a medicina e tiveram desdobramentos que repercutem ainda hoje em todo o mundo. É sempre triste lembrar da morte de meu pai, mas sentimos muito orgulho de ver que seus feitos seguem sendo importantes e necessários à sociedade”. 

A enteada de Dr. Elsimar e diretora-executiva da Elmeco, Patrícia Rudge, relembra que ele deixou legado como cientista, médico e professor. “Ele podia estar em qualquer lugar do mundo, mas ficou aqui. Formou médicos para dar continuidade ao legado dele, dando prosseguimento ao tratamento da maneira mais responsável e, como ele ensinou. Sempre foi um homem de vanguarda. Seguimos o trabalho com a base que ele nos deixou, dando continuidade com excelência”.  

O CEO do Grupo Empresarial Elsimar Coutinho, Fred Benzaquen Costa, lembrou que Dr. Elsimar Coutinho preparou a sua sucessão e constituiu a Vida Longa S.A., holding do Grupo empresarial, da qual Fred é presidente. “Durante os últimos seis anos estive ao lado do Professor, quando formatamos e implantamos todo o Sistema Governança Corporativa e Gestão Empresarial do Grupo, envolvendo Negócios, Propriedade e Família. Hoje somos o que planejamos ser no passado”.

História - Nascido em Pojuca, no interior da Bahia, Dr. Elsimar Coutinho seguiu carreira na medicina inspirado pelo pai. Estudou em Paris e Nova York, e, ao voltar para o Brasil, foi pioneiro no desenvolvimento de anticoncepcionais femininos e na fabricação de implantes hormonais. Apesar de acumular estudos em diversos campos, o planejamento familiar é o que mais marcou a história do cientista. Suas primeiras pesquisas sobre anticoncepcionais femininos surgiram na década de 1960, em meio a um cenário de conservadorismo forte. Naquele momento, sua atuação foi considerada uma revolução para a época e um avanço para a ciência.

As pesquisas, publicadas na década de 1960, fizeram parte do movimento que revolucionou os estudos sobre a sexualidade.  Dr. Elsimar fez à humanidade uma importante revelação: o primeiro anticoncepcional injetável de uso prolongado. Foi ele também quem apresentou o primeiro anticoncepcional masculino. 

Ainda fruto de suas pesquisas foram os tratamentos de infertilidade provocada pela endometriose (condição na qual tornou-se autoridade mundial, presidindo o 4o Congresso Mundial de Endometriose cuja realização na Bahia ocorreu em 1994).

Nos mais de 50 anos de carreira, ele publicou mais de 350 trabalhos científicos, a maioria em revistas médicas internacionais como Nature, Endocrinology, Fertility and Sterility, American Journal of Obstetrics and Gynecology e Contraception. Presidiu instituições internacionais como o South to South, um organismo internacional que reúne pesquisadores de países em desenvolvimento, localizados no Hemisfério Sul.

Sua obra sobre a menstruação, publicada em 1996, recebeu elogios de periódicos de referência na área médica, a exemplo de Lancet, Journal of the American Medical Association (JAMA) e do British Medical Association, cujo reviewer a classificou como obra-prima.

Suas pesquisas figuram entre as 100 descobertas mais importantes da medicina moderna, de acordo com a revista Times.