Gastronomia

Restaurantes Amado e Gero, criam pratos inéditos com os Biomas da Caatinga para o Festival Tempero Bahia

Os Chefs Danilo Fernandes e Bahia Brito se inspiraram no semiárido baiano, e apresentam um Prato e uma Sobremesa, trazendo o Licuri, a Mandioca e o Caju, em seus pratos

Restaurantes Amado e Gero, criam pratos inéditos com os Biomas da Caatinga para o Festival Tempero Bahia
Marcello Fontes

Marcello Fontes

22/07/2025 3:10pm

Fotos: Leonardo Freire

Icônicos e veteranos do Circuito Gastronômico do Festival Tempero Bahia, que acontece de 28 de agosto a 7 de setembro, em Salvador, Feira de Santana, Vale do Capão, Morro de São Paulo, Itaparica e Vera Cruz, os restaurantes Amado e Gero, do Grupo Fasano, vão apresentar pratos estrelados pela Mandioca, Caju e Licuri, elementos ricos dos "Biomas da Bahia: Caatinga", tema desta oitava edição  do evento.

No Gero, do Grupo Fasano, localizado na Praça Castro Alves/Centro Histórico, que imprime essência e tradição gastronômica pelas quais o Grupo é reconhecido internacionalmente, o Chef Bahia Brito, assina o prato 'Semifredo de Licuri com calda de caju' e explica sua inspiração: "O Licuri é um fruto muito interessante da nossa cultura nordestina, é um tipo de amêndoa muito comum na caatinga, e costuma-se dizer que “do licurizeiro se aproveita tudo”. A noz é usada na alimentação, pode ser consumida crua, torrada, como base para doces ou licores", afirma Bahia Brito".

Já no premiado Amado, na Avenida Lafayete Coutinho/Comércio, e com vista para Baía de Todos os Santos, o chef Danilo Fernandes, usou sua criatividade na composição do prato 'Magret do sol ao molho-de-maracujá do mato com mil-folhas de aipim e farofa de Licuri'. "Como estamos no Nordeste muitos ingredientes típicos desse bioma já estão presentes no nosso cardápio.  Nesse ano vamos utilizar o Licuri e fazer uma farofa e vamos também utilizar o maracujá da catinga para fazer um molho pro pato e mandioca para mil-folhas", afirma Fernandes.

Para acompanhar mais detalhes sobre o evento, basta acessar o site www.temperooficial.com.br/bahia ou Instagram @temperooficial_.