Boteco do França completa 25 anos e se prepara para nova fase em Praia do Forte
Fotos: Tiago Xavier / Projeto Marcia Meccia Referência da boemia soteropolitana, o Boteco do França completa 25 anos em 2025 e se prepara para inaugurar uma no...
Fotos: Roberto Abreu e Let's Go Bahia
Referência na gastronomia baiana, o restaurante Amado acaba de inaugurar sua nova unidade no Salvador Shopping, marcando uma nova fase de expansão e inovação da marca comandada pelo chef Edinho Engel. Após 19 anos de sucesso à beira da Baía de Todos-os-Santos, o Amado se reinventa em um dos principais centros comerciais da capital, mantendo o padrão de excelência, hospitalidade e sofisticação que o tornaram um ícone da culinária brasileira.
Edinho não escondeu a felicidade com a inauguração do novo espaço. "Estou muito feliz de abrir o Amado no Salvador Shopping. Ele representa a minha expectativa de quebrar paradigmas. Eu tenho aqui um restaurante democrático, com pratos gostosos e por um preço acessível, assim como pratos do Amado, uma demanda de um público nosso da Contorno. Estou feliz porque todo mundo está gostando da ideia. É mais um sonho realizado, porque ser Amado é tudo de bom!".
Com cerca de 300 m² e capacidade para 120 pessoas, o Amado Salvador Shopping aposta em um ambiente imersivo e contemporâneo, concebido pelos arquitetos Caio Bandeira e Tiago Martins. O projeto foi inspirado nas belezas naturais da Baía de Todos-os-Santos, com três telas de cinema e seis projetores de alta definição que exibem imagens do pôr do sol — um dos símbolos do restaurante original.
O menu, assinado pelo chef Danilo Fernandes sob supervisão de Edinho Engel, combina os clássicos da casa, como o polvo grelhado e o camarão com risoto de limão, com receitas tradicionais da cozinha brasileira. O menu executivo traz opções como feijoada, galinhada, cozido e carne de sol com nata, com pratos a partir de R$ 40.
Outro destaque é a loja de vinhos integrada, criada em parceria com a importadora Mistral, que oferece mais de 600 rótulos nacionais e importados. Os vinhos podem ser degustados no restaurante ou adquiridos para levar, mantendo o mesmo preço da loja, ampliando a experiência gastronômica e enológica do cliente.
Em soft opening até 13 de outubro, o novo Amado abre oficialmente ao público no dia 14 de outubro, prometendo ser um novo ponto de encontro para apreciadores da boa mesa.
De olho no futuro, o Amado prepara um projeto de expansão para outras capitais nordestinas. Segundo o sócio Flávio Bandeira, há planos de levar a marca para Recife, Fortaleza e Brasília, em parceria com o Grupo JCPM, proprietário do Salvador Shopping.
"Mais um filho nascendo, mais um projeto. Tem muita novidade acontecendo e estamos tentando trazer um pouco do Amado para dentro do shopping, mas com uma proposta diferente. Fora o menu, ainda temos essa história com o vinho, com a parceria com a Mistral, vendendo não só na loja mas com e-commerce. Tem muita coisa bacana, é um desafio, mas estou feliz porque já pensávamos nessa expansão há três anos e finalmente aconteceu. Existe ainda um projeto de montar mais três lojas em três anos, talvez aconteça já Brasília, dando um spoiler. Sempre foi um desejo expandir a marca e surgiu essa parceria com o Shopping Salvador, com o grupo JCPM, só agrega ao Amado e daqui para frente vamos continuar crescendo com eles em outras praças", disse Bandeira.
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