Gastronomia

Purgatório inaugura laboratório de inovação e projeta Salvador na elite da coquetelaria mundial

Purgatório inaugura laboratório de inovação e projeta Salvador na elite da coquetelaria mundial
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

16/04/2025 2:01pm

Fotos: Divulgação

Referência nacional na mixologia, o premiado Purgatório Bar, em Salvador, acaba de dar mais um passo audacioso ao inaugurar o Purga Lab, um espaço exclusivo dedicado à pesquisa, experimentação e desenvolvimento de novas experiências na coquetelaria. A novidade reforça a posição do bar baiano entre os grandes nomes do setor no Brasil e no mundo.

Reconhecido com o título de Melhor Carta de Drinks do Brasil pela revista Prazeres da Mesa e listado entre os 500 melhores bares do planeta, o Purgatório investe agora em tecnologia e inovação para ampliar ainda mais seu repertório criativo. O novo laboratório, concebido com infraestrutura de ponta, é comandado pelo premiado bartender Jonatan Albuquerque, autor das elogiadas criações da casa.

Com quatro ambientes distintos, o Purga Lab foi equipado com tecnologias avançadas, como centrífuga para clarificação, forno combinado, desidratadora, slow juice, sous-vide, Thermomix e sistema de gaseificação, além de um Rotavapor – equipamento usado em processos de destilação a baixa temperatura. Esse aparato, comum em bares de vanguarda em cidades como Londres e Nova York, será o único em uso permanente em um bar do Norte e Nordeste do Brasil.

Outro destaque é o Ice Room, ambiente dedicado exclusivamente à produção dos famosos gelos translúcidos que integram os coquetéis da casa, uma verdadeira assinatura do Purgatório.

Além de abastecer o próprio bar, o Purga Lab também será responsável pela produção de insumos para os novos empreendimentos do Grupo RED, como o recém-inaugurado Pirambeira Bar e a Casa Iryna, ampliando o impacto da iniciativa na cena gastronômica soteropolitana.

“A proposta do Purga Lab é elevar o padrão da coquetelaria local e consolidar Salvador como um polo criativo no cenário nacional e internacional”, afirma Jonatan Albuquerque.

Com essa inauguração, o Purgatório reforça seu pioneirismo e insere a capital baiana no mapa das cidades que respiram inovação, ousadia e excelência na arte de fazer coquetéis.