Comida di Buteco celebra 25 anos com recorde de bares em Salvador e Lauro de Freitas
Fotos: João Botelho Entre os dias 11 de abril e 11 de maio, Salvador e Lauro de Freitas recebem a 25ª edição do Comida di Buteco, o maior concurso gastronômico...
A cena gastronômica de Salvador está em festa com o anúncio dos primeiros finalistas do prêmio “Melhores da Gastronomia: Edição Salvador”. A partir desta segunda-feira (07), os nomes indicados nas categorias Chef do Ano, Melhor Restaurante (Geral) e Melhor Restaurante Regional de Cozinha Brasileira começaram a ser revelados no perfil oficial da premiação (@melhoresdagastronomia), aquecendo a expectativa do público e dos profissionais do setor.
Entre os destaques da categoria Chef do Ano, estão nomes consagrados da gastronomia baiana e nacional. Fabrício Lemos, do Grupo Origem, traz na bagagem formação pela Le Cordon Bleu e presença na lista do The Best Chef Awards 2024. A chef Preta (Angeluci Figueiredo), à frente dos renomados Preta, Preta Bistrô e Preta Tira-Chapéu, é reconhecida pela valorização da culinária afro-baiana com sofisticação. Já Dante Bassi, do restaurante Manga, representa a nova geração de chefs soteropolitanos, com passagem pelo D.O.M e formação no Culinary Institute of America.
Na disputa pelo título de Melhor Restaurante (Categoria Geral), três casas se destacam: o elegante Amado, com vista privilegiada para a Baía de Todos-os-Santos e comandado por Edinho Engel; o contemporâneo Manga, reconhecido pela lista Latam 50 Best Restaurants; e o autoral Origem, que une tradição e inovação sob a liderança dos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca.
Já na categoria Melhor Restaurante Regional de Cozinha Brasileira, os finalistas representam o que há de mais autêntico na culinária local: o premiado Casa de Tereza, de Tereza Paim; o afetivo Dona Mariquita, da chef Leila Carreiro; e o exclusivo Preta, na Ilha dos Frades, oferecendo uma experiência sensorial única à beira-mar.
Ao todo, 38 premiados serão revelados até o dia 15 de abril, com avaliação técnica e participação popular. A cerimônia de premiação será realizada em maio e reunirá os principais nomes da gastronomia baiana e nacional. A iniciativa ainda prevê o lançamento de um Guia Gastronômico, reunindo os melhores estabelecimentos da capital baiana.
O projeto é assinado pela promoter Licia Fabio, pelo jornalista Ronaldo Jacobina e pelo contador Paulo Neto, CEO do HubNexxo, e conta com o apoio do Jornal Correio.
Fotos: João Botelho Entre os dias 11 de abril e 11 de maio, Salvador e Lauro de Freitas recebem a 25ª edição do Comida di Buteco, o maior concurso gastronômico...
Foto: Divulgação A tradicional A Cubana Sorvetes reabriu sua unidade histórica no Elevador Lacerda, após um processo de retrofit alinhado à requ...
Foto: Divulgação / Setur GOVBA A Bahia Origem Week abriu sua quarta edição na noite de quinta-feira (3) e segue até domingo (6), no Centro de Co...