Gastronomia

Páscoa: Guia para harmonizar bebidas

Além dos vinhos tintos, brancos e espumantes, confira sugestões para crianças e quem não consome álcool

Páscoa: Guia para harmonizar bebidas
Da Redação

Da Redação

25/03/2021 1:00pm

No domingo, 4 de abril, celebra-se a Páscoa. Para quem já deixou a data no radar para os preparativos, confira bebidas alcoólicas e não alcoólicas para harmonizar com os pratos típicos da celebração.


Entradas

Para quem gosta de iniciar a celebração da Páscoa com petiscos, como tábua de frios, canapés e patês, a harmonização perfeita são os Chopps White Draft ou Red Draft Campo Largo.

Os dois são artesanais e elaborados para aguçar o paladar com refrescância e o toque único de frutas selecionadas e cultivadas na Serra Gaúcha. Por terem sabor leve, refrescante e aveludado, eles são perfeitos para o momento da entrada. A Campo Largo fez uma combinação entre chopp e frutas que resultou em uma textura inigualável e coloração especial.


Bacalhau e Peixes

Se existe um prato mais típico para a Páscoa do que o bacalhau, desconhecemos. Na maioria das receitas, a harmonização é com vinhos brancos e secos, mas, dependendo do acompanhamento e gosto pessoal, tintos secos também podem ser utilizados.

O vinho Galo Lusitano, produzido na região norte de Portugal, é uma excelente pedida. Elaborado a partir de castas selecionadas, colhidas manualmente, bem maduras e vinificadas com a mais moderna tecnologia, o vinho preserva todas as características aromáticas das castas que lhe deram origem, sendo perfeito para pratos com peixes e frutos do mar.


Já o vinho Quinta do Rio Grande Seleção Tinto Seco é produzido a partir da seleção de uvas cultivadas na Serra Gaúcha e daí vem o sabor equilibrado e único. No paladar, o vinho cai leve e intenso, com aroma de frutas frescas e toque aveludado.

Outra opção é Quinta do Rio Grande Bordô Tinto Seco que, por ser mais encorpado, mostra a sua intensidade por ser imponente e estruturado com aromas de frutas vermelhas.


Para criar uma harmonização para pessoas que não bebem álcool, uma boa alternativa é combinar o bacalhau com suco de laranja ou maçã, que são mais cítricos.


Risotos

Risotos também são boas pedidas para quem deseja inovar na Páscoa, sem riscos. Por levarem queijo na receita, como parmesão ou gorgonzola, o prato cai muito bem com vinhos. Esse é o caso do Quinta do Rio Grande Bordô Tinto Suave ou Seco, elaborados 100% com uvas bordô com aromas de frutas vermelhas.


Uma boa pedida não alcoólica é o suco de uva. A Campo Largo possui uma versão da bebida que leva ao paladar o melhor da uva em um sabor único. O Suco de Uva Campo Largo é sem glúten, sem conservantes, sem adição de açucares e sem adição de água.

Sobremesas

No domingo, receitas à base de chocolate e ovos de Páscoa entram em cena. Para fazer bonito na harmonização a dica é investir em vinhos que tenham aroma de frutas frescas e toque doce e aveludado, como o Quinto do Rio Grande Seleção suave.

Outra opção é o Lunar Perfetto Moscatel Rosé, que possui um perlage mais fino e persistente que oferece grande frescor e suavidade ao paladar, sendo perfeito para o momento da sobremesa. 

Para uma harmonização não alcoólica, o Chá Mate Natural com limão Campo Largo, por ser bem refrescante e de um sabor único, pode ser opção certeira para servir no momento da sobremesa.