Gastronomia

Origem Convida reúne grandes nomes da gastronomia brasileira em jantar colaborativo

Origem Convida reúne grandes nomes da gastronomia brasileira em jantar colaborativo
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

06/05/2025 3:53pm

Fotos: Leonardo Freire /  Vitor Alvarenga / Ricardo D'Angelo 

Salvador será palco de um encontro gastronômico de peso no próximo dia 28 de maio, quando o restaurante Origem recebe a segunda edição de 2025 do projeto Origem Convida. No evento, os chefs Rodrigo Oliveira (Mocotó - SP) e Saulo Jennings (Casa do Saulo - PA) unem-se aos anfitriões Fabrício Lemos e Lisiane Arouca para preparar um jantar exclusivo a oito mãos, com um menu degustação de oito etapas.

Conhecido por valorizar ingredientes brasileiros e promover a diversidade culinária, o Origem Convida recebe, desde 2016, nomes expressivos da gastronomia nacional e internacional em jantares colaborativos que misturam técnica, criatividade e cultura. Nesta edição, o público poderá experimentar a fusão entre a cozinha sertaneja de Rodrigo, a gastronomia tapajônica de Saulo e a culinária baiana contemporânea de Fabrício e Lisiane.

Rodrigo Oliveira comanda o premiado restaurante Mocotó, fundado por seu pai na Zona Norte de São Paulo. Reconhecido pelo guia Michelin, pelo Latin America’s 50 Best e por diversas publicações nacionais, Rodrigo também atua em projetos sociais como o Quebrada Alimentada e iniciativas sustentáveis como o sítio agroflorestal Mulungu e a fazenda Maniwa, em Pernambuco.

Já Saulo Jennings, autodenominado “caboclo do Tapajós”, comanda a Casa do Saulo, com unidades em Santarém, Belém, Rio de Janeiro e São Paulo. Reconhecido como Chef do Ano 2024 pela revista Prazeres da Mesa, também foi nomeado Embaixador do Turismo Mundial pela ONU. Saulo articula uma ampla cadeia produtiva com comunidades ribeirinhas da Amazônia, movimentando mais de 400 famílias por meio de sua gastronomia.

No jantar, Rodrigo, Saulo e Fabrício serão responsáveis pelas etapas salgadas, enquanto Lisiane Arouca, chef-pâtissière do Origem, assina as sobremesas. Além do menu, os chefs convidados participam de uma expedição cultural e social promovida pelo Instituto Ori, coletivo fundado por Fabrício e Lisiane que acredita no alimento como ferramenta de transformação social.