Gastronomia

Megiro celebra 1 ano com chefs convidados e noite de samba dedicada à comida de boteco

Megiro celebra 1 ano com chefs convidados e noite de samba dedicada à comida de boteco
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

26/06/2025 4:42pm

Fotos: Leonardo Freire / Divulgação / Rodrigo Azevedo / Tomás Rangel / Funway

No próximo dia 7 de julho, o Megiro Boteco, comandado pelos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, comemora seu primeiro aniversário com uma festa especial no Horto Florestal, em Salvador. A celebração contará com um cardápio inédito criado a várias mãos e uma apresentação ao vivo do grupo Fragmentados do Samba, a partir das 18h.

A noite terá como tema a comida de boteco e reúne grandes nomes da gastronomia nacional. Convidados pelos anfitriões, os chefs cariocas Bruno Katz (Nosso, Chanchada, Xerelete e Katz-Su), Elia Schramm (Jurubeba e Babbo Osteria) e Rafa Gomes (Tintim Botequim, Itacoa e Tiara), além do baiano Kaywá Hilton (Boia e Maré), assinam receitas exclusivas para o evento.

Entre os destaques do menu colaborativo estão o Escabeche da Vovó, de Katz, feito com berinjela, abobrinha, coalhada e melaço de cana; o pastel Adônis, releitura de Elia Schramm do clássico do subúrbio carioca com recheio de polvo e bacon; o bolinho de arroz crocante com tartare de carne de sol, de Rafa Gomes; e o bolovo de camarão, criação de Kaywá Hilton que combina técnica francesa com sabores do litoral baiano.

Fabrício Lemos também preparou iguarias como o sonho de xinxim caipira com vatapá e o bolinho de aipim com queijo de cabra e licuri. As sobremesas são assinadas por Lisiane Arouca: o Milharau, bolo de milho cremoso com queijo do reino e goiabada; e o Afeto, versão reinventada da clássica toalha felpuda, com coco, tapioca e laranja. Ambas podem ser harmonizadas com sorvetes artesanais de canela, goiabada ou coco.

O jantar será servido à la carte e é necessário fazer reserva para participar da noite.

Inaugurado em julho de 2024, o Megiro — “Origem” ao contrário — foi idealizado por Fabrício e Lisiane para homenagear a culinária de bar da Bahia de décadas passadas. Localizado no Horto Florestal, o boteco apresenta pratos fartos e afetivos, pensados para compartilhar sabores e memórias. Além do Megiro, os chefs comandam os premiados restaurantes Origem, Orí, Segreto Ristorantino e o Minibar Gem.