Acontece entre os dias 15 e 18 de junho de 2023, quinta-feira à domingo, a segunda edição do Chocolat Festival Xingu, em Altamira, Transamazônica, no Pará. Serão quatro dias de um evento dedicado a promover palestras, debates, negócios, degustação e aulas de culinária, além de uma grande feira com mais de 120 expositores de cerca de 200 marcas de chocolate, derivados de cacau e instituições setoriais.
O Chocolat Festival Xingu, que em 2022 recebeu 40.000 visitantes na capital da transamazônica, já compõe o calendário oficial de eventos do Governo do Pará e da Prefeitura Municipal de Altamira. O evento consolida-se como um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento das potencialidades da região: fomenta negócios do cacau e chocolate, apresenta o trabalho dos pequenos e médios produtores locais, fortalece o turismo e incrementa - em muito, a economia.
O festival será realizado no renovado Centro de Eventos de Altamira, com a presença de diversos convidados, incluindo grandes nomes da gastronomia nacional e internacional.
A estrutura do festival é composta por diversas atividades e espaços, como a Feira de Chocolate, o Fórum do Cacau, Chocoday, Show Cooking, Kids Cooking, Atelier das Esculturas, Praça Gourmet, dentre outras novidades, sendo algumas exclusivas para Altamira.
Em 2023, o Chocolat Festival já passou por Salvador (BA), dentro da programação do Origem Week – Feira de Negócios, evento que contou com a presença de mais de 18 mil pessoas em quatro dias e gerou milhões de reais em negócios.
Realizado desde 2009, o Chocolat Festival é considerado o maior evento de chocolate de origem da América Latina e reúne toda a cadeia produtiva do cacau, desde o fruto até o produto final. Já são 27 edições realizadas entre Bahia, Pará, Espírito Santo e São Paulo, além do evento internacional em Portugal, levando diversas marcas de chocolate de origem, bean to bar, premium e gourmet.
Na bagagem, o Chocolat Festival carrega a autoridade de já ter recebido cerca de 1 milhão de visitantes, em todas as edições, além de mais de 500 expositores dos mais diversos segmentos. Já distribuiu mais de 80 mil certificações em oficinas e cursos técnicos e gastronômicos realizados e promoveu a criação de mais de 350 marcas de chocolate por todo país, desde 2009.