Casaria inicia serviço de café da manhã com menu da chef Preta neste fim de semana
Divulgação / Preta Restaurante A partir deste sábado (16), o restaurante Casaria, localizado no Palacete Tira Chapéu, inaugura seu serviço de café da manh...
Convidada pilota aula show e lança seu segundo livro durante o evento
Foto: Divulgação / Tempero Bahia
Uma das atrações da oitava edição do Festival Cultural e Gastronômico Tempero Bahia é a chef, historiadora, escritora e consultora gastronômica portuguesa, Ana Roldão. Especialista em Gastronomia Histórica e Artes da Mesa dos séculos XVIII e XIX, Ana Roldão é um dos nomes confirmados da Cozinha Show, que acontece nos dias 30 e 31 de agosto, no Passeio Público de Salvador, com direito a lançamento na Bahia, do livro "Doces Histórias Portuguesas com Pitadas de Eça".
A aula de Ana Roldão será no dia 31, domingo, de 11h às 12h, sobre “Cana de açúcar, de Portugal para o Brasil - o alimento dos deuses e as Cornucópias de Alcobaça” e a receita que ela trará para o público é "Cornucópias de Alcobaça". "Ser convidada pelo Festival Tempero da Bahia para lançar o meu livro é uma honra! Sendo a Bahia, um dos berços da cana de açúcar, Salvador é uma cidade que me encanta pela sua riqueza histórica e cultural, as cores, os cheiros e os sabores, além claro do povo baiano, que nos acolhe e nos emociona!", afirma Roldão.
Sob o tema Biomas da Bahia: Caatinga, o festival acontece em Salvador de 28 de agosto a 7 de setembro, envolvendo uma série de atividades gastronômicas e culturais.
Ana Roldão - Historiadora e com MBA em Marketing, Ana Roldão é pesquisadora dos hábitos alimentares da Família Real Portuguesa e da Família Imperial Brasileira e especialista em Gastronomia Histórica e Artes da Mesa.
Pesquisadora de memória alimentar, presta serviços na área de gastronomia para programas e festivais de gastronomia como Tempero de Família do GNT, Turismo de Portugal no Brasil entre outros, tendo assinado recentemente a curadoria gastronômica da Casa Portugal: Livros e Sabores na Flip 2024 e 2025 em Paraty.
Esteve à frente de 5 temporadas do ciclo de palestras sobre alimentação com o título: Degustando Palavras. Trabalhou em várias instituições em Portugal e no Brasil como Palácio Nacional da Ajuda, Museu Imperial de Petrópolis, Museu Emílio Goeldi, além de várias fazendas históricas do Vale do Café. Ministra cursos e aulas em universidades e instituições culturais sobre História da Alimentação, Artes da Mesa e Etiqueta.
Em Maio de 2023 lançou The Etiquette Lab On Line , o 1º curso de Capacitação em Etiqueta e Artes de Receber para profissionais de eventos. Foi nomeada Embaixadora de Turismo do Rio de Janeiro pelos Embaixadores do Rio, além de ser Gerente de Cultura do Instituto Preservale. Escritora tem um livro publicado “Rio Paisagem Gastronômica” com a jornalista Luciana Froes e "Doces Histórias Portuguesas com Pitadas de Eça" pela editora SENAC Rio em 2025, onde Ana “viaja” na sua memória alimentar e de seus ancestrais.
Ana Roldão é uma profissional única e reconhecida por inúmeros profissionais de Portugal e Brasil nas áreas de museus, gastronomia, mesa histórica e memória alimentar, e não poderia ser diferente , pois tudo o que faz é com uma paixão sem igual!
O Tempero Bahia é uma realização da 2D Projetos Culturais e Eventos com apoio do IGA - Instituto Gastronômico das Américas e Patrocínio do Sebrae, Bahiagás, Assaí Atacadista e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.
Divulgação / Preta Restaurante A partir deste sábado (16), o restaurante Casaria, localizado no Palacete Tira Chapéu, inaugura seu serviço de café da manh...
Foto: Cris Pontes O Racletto, no Horto, participa da Salvador Burger Gourmet by Restaurant Week com um cardápio especial de três hambúrgueres. O destaque fica ...
Foto: Divulgação / Melhores da Gastronomia O universo gastronômico da capital baiana terá um grande encontro no dia 29 de agosto. A primeira edição do P...