Prêmio Melhores da Gastronomia: Salvador conhece primeiros finalistas da edição 2024
A cena gastronômica de Salvador está em festa com o anúncio dos primeiros finalistas do prêmio “Melhores da Gastronomia: Edição Salvador”. A partir desta segund...
Fotos: João Botelho
Entre os dias 11 de abril e 11 de maio, Salvador e Lauro de Freitas recebem a 25ª edição do Comida di Buteco, o maior concurso gastronômico de botecos do Brasil. Este ano, a capital baiana e sua vizinha somam um número recorde de participantes: são 60 bares concorrendo ao título de melhor buteco da região, em uma edição histórica que celebra o legado do evento, iniciado no ano 2000.
Presente em mais de 1.100 estabelecimentos em todo o país, o concurso marca um mês inteiro de celebração da cozinha de raiz e da cultura dos botecos — sinônimo de comida boa, ambiente democrático e acolhedor. Além de petiscos inéditos e votações populares, a edição 2025 traz novidades como o Desafio da Caipiroska, em que os bares devem criar uma versão exclusiva do tradicional drink brasileiro com vodka Smirnoff, copatrocinadora do evento.
“Conseguimos reunir 60 bares, superando a edição passada e mostrando como Salvador está cada vez mais abraçando a gastronomia raiz”, destaca Max Rogers, coordenador regional do Comida di Buteco. “A expectativa é enorme. Tenho certeza de que será um evento memorável.”
Durante 30 dias, o público e um corpo de jurados avaliam os estabelecimentos em quatro critérios: petisco (70% da nota), atendimento, higiene e temperatura da bebida (10% cada). Cada petisco tem preço fixado em R$ 35, promovendo acessibilidade e equilíbrio na disputa. Os votos do público e dos jurados têm peso igual na nota final.
O buteco campeão em Salvador e Lauro de Freitas se classifica para a etapa nacional, disputando o título de Melhor Buteco do Brasil.
A organização estima um impacto econômico de R$ 3,36 milhões na capital baiana, com um público projetado para gerar cerca de 42 mil votos. O concurso também impulsiona o empreendedorismo local, com destaque para o crescimento da participação feminina: neste ano, 27 dos estabelecimentos concorrentes são liderados por mulheres.
Além disso, o concurso premiará o bar que fizer a melhor homenagem aos 25 anos do Comida di Buteco com imunidade na edição de 2026 e participação com tudo pago na festa nacional de premiação.
Os bares participantes estão espalhados por mais de 30 bairros, entre eles: Rio Vermelho, Itapuã, Federação, Santo Antônio Além do Carmo, Cabula VI, Plataforma, Barris, Cajazeiras V, Baixa dos Sapateiros, Boca do Rio, Stella Maris, São Marcos, Barra, Pernambués, Pituaçu, Nazaré, Lobato, Pituba, Capelinha, Engenho Velho de Brotas, Canabrava, Trobogy, Resgate, Centro de Lauro de Freitas e Solar do Unhão.
Criado em Belo Horizonte, o Comida di Buteco surgiu com o objetivo de valorizar os botecos autênticos e preservar sua identidade cultural. Ao longo das décadas, tornou-se uma verdadeira plataforma de fomento à economia criativa, à culinária regional e ao pequeno empreendedor.
Com o mote “buteco com ‘u’, do jeito mineiro de dizer”, o concurso abraça a simplicidade, o sabor e o carisma que tornaram esses espaços parte essencial do cotidiano brasileiro.
A cena gastronômica de Salvador está em festa com o anúncio dos primeiros finalistas do prêmio “Melhores da Gastronomia: Edição Salvador”. A partir desta segund...
Foto: Divulgação A tradicional A Cubana Sorvetes reabriu sua unidade histórica no Elevador Lacerda, após um processo de retrofit alinhado à requ...
Foto: Divulgação / Setur GOVBA A Bahia Origem Week abriu sua quarta edição na noite de quinta-feira (3) e segue até domingo (6), no Centro de Co...