Gastronomia

Carbonara Day: campanha aposta na história tradicional do prato e realiza doações de massas

Barilla resgata a história do Carbonara e se une a Food For Soul para doar 1 milhão de pratos de massa nos países das Américas, Europa e Ásia

Carbonara Day:  campanha aposta na história tradicional do prato e realiza doações de massas
Da Redação

Da Redação

01/04/2021 2:20pm

A Barilla, líder mundial na produção de massas, acredita que cozinhar é um dos maiores gestos de carinho que se pode fazer por alguém. Por isso, para o Carbonara Day 2021, celebrado em 6 de abril, a marca aposta na história de origem do prato e cria o CAREbonara. O conceito ainda será materializado na doação de 1 milhão de pratos de massa ao longo do ano, alimentando pessoas socialmente vulneráveis, em parceria com a Food For Soul - ONG cujo o nome em tradução literal é "comida para a alma", em projetos Refettorio na Europa, Américas e Ásia.

O insight da campanha foi desenvolvido com base em uma das histórias da origem do prato, durante a Segunda Guerra Mundial. Com a missão de preparar uma refeição para as tropas aliadas (americana), o chef italiano criou uma receita com os ingredientes disponíveis nos acampamentos dos soldados: ovos em pó e bacon, que, misturados com queijo parmesão e massa, dão origem a um dos pratos mais amados do mundo.

Para Fabiana Araújo, gerente de marketing da Barilla no Brasil, em momentos difíceis como o que estamos vivendo, gestos de afeto são imprescindíveis para dar força e aproximar as pessoas. "Na Barilla acreditamos que cozinhar é sempre um ato de amor e, com o CAREbonara, queremos incentivar todos a demonstrarem seu carinho cozinhando um belo prato de carbonara para aqueles que mais amamos".

A executiva ainda destaca a doação de 1 milhão de pratos de massa nos países das Américas, Europa e Ásia. No Brasil, a ação solidária será realizada no Rio de Janeiro, na sede da organização sem fins-lucrativos Gastromotiva.

Para o Massimo Bottura, fundador da Food For Soul, que esteve na inauguração do Refettorio Gastromotiva, no Rio de Janeiro, e que presenciou os desafios vividos pelas pessoas socialmente vulneráveis, uma receita pode ser um ato de solidariedade. "Os obstáculos me lembraram do compromisso que eu assumi com os necessitados e, o mais importante, nosso lema: "chega de desculpas". Com um pouco de criatividade, cultura, conhecimento e um pouco de loucura, criamos um incrível carbonara com casca de banana, uma refeição inesperada e realmente surpreendente."