Gastronomia

Bahia Origem Week promove fusão de sabores entre tradição e modernidade

Bahia Origem Week promove fusão de sabores entre tradição e modernidade
Da Redação

Da Redação

24/03/2025 1:05pm

A diversidade gastronômica da Bahia estará em evidência na 4ª edição do Bahia Origem Week, que acontece entre os dias 3 e 6 de abril no Centro de Convenções Salvador, no bairro da Boca do Rio. A feira, considerada uma das maiores do setor no Brasil, agrega ainda dois grandes eventos: o Chocolat Festival e a ExpoPesca e Aquicultura Nordeste. A entrada é gratuita mediante a doação de 1kg de alimento para a campanha Bahia Sem Fome.

Entre os destaques da programação está o Showcooking, um formato de aula-show que proporciona ao público uma experiência imersiva em práticas de cozinha profissional. O evento reunirá 11 chefs que apresentarão diferentes estilos culinários, da gastronomia ancestral à moderna cozinha fitness.

Sabores tradicionais e inovações na gastronomia

A culinária afro-brasileira será um dos grandes pilares do evento, com pratos que exaltam a influência africana na cozinha local. Os chefs Ana Célia, Jônatas Bomfim, Fabrício Lemos e Carlos Ribeiro estão entre os convidados para apresentar receitas que resgatam as raízes culturais do estado.

O setor pesqueiro também terá espaço garantido no Showcooking. Em parceria com a Expopesca, chefs como Elíbia Portela, criadora do pão delícia e boliviano, e Cida Pescadora, de Alagoas, vão explorar o potencial econômico e gastronômico dos pescados regionais.

A Costa do Cacau, no litoral sul baiano, será representada pela chef Dani Façanha e pelo consultor gastronômico André Cabral, que apresentará técnicas de reaproveitamento de alimentos.

Já no segmento de alimentação saudável, o chef soteropolitano Gabryel Boaventura promete descomplicar a culinária fitness, trazendo dicas de preparos e escolha de ingredientes que promovam bem-estar e equilíbrio físico.

A gastronomia internacional será representada pelo belga Laurent Rezette, embaixador na América Latina do The Mastercook of Belgium, que trará influências da culinária francesa e mediterrânea, mesclando insumos europeus aos sabores baianos.

Chocolate e confeitaria ganham espaço especial

A arte da confeitaria terá um lugar de destaque na programação, com participação da chef argentina Mariana Corbetta, fundadora da Escola Mundo Pastel. Em parceria com o Chocolat Festival, ela apresentará técnicas de temperagem do chocolate, decoração e artesanato culinário. Além disso, o evento contará com o Atelier do Chocolate, onde chefs criarão esculturas de chocolate ao vivo.

Segundo André Cabral, curador dos chefs do Bahia Origem Week, a edição deste ano busca refletir o crescimento e a diversificação do setor gastronômico.

"A cozinha show foi pensada para abranger vários segmentos. Teremos desde pescados regionais e pratos com heranças africanas, como a Galinha d'Angola ao molho de Cacau, até confeitaria com o chocolate como protagonista. Neste ano, exploraremos também a cozinha fitness e a gastronomia sustentável, promovendo o aproveitamento integral dos alimentos", destaca.

Parcerias e realização

O Bahia Origem Week é organizado pela MVU Empreendimentos/Grupo M21 e conta com apoio do Governo da Bahia, através de diversas secretarias, além de entidades como Unicafes BA, Ceplac e Biofábrica da Bahia.