Gastrô

Perfil do Chef Kaywa Hilton

Coluna Let's Go Gastrô

Perfil do Chef Kaywa Hilton
Marília Simões

Marília Simões

05/02/2021 7:00pm

Em tupi-guarani, Kaywa [caiua] é aquele que mora no mato. Kaywa Hilton ama a natureza e as ofertas dela para o seu habitat: a cozinha. Sempre com extremo respeito ao natural e com a sensibilidade que lhe é peculiar.

Nascido no Vale do Matutu, no sul de Minas Gerais, o chef Kaywa Hilton, 29 anos, tem uma conexão com a natureza que é percebida em todos os seus pratos e projetos. Ele tem a gastronomia no seu DNA. A mãe, Carole, e os avós franceses sempre foram inseridos na cultura da hotelaria, alimentos e bebidas. O menino franco-brasileiro nasceu em berço gastronômico e viveu na Bahia até os 17 anos, quando foi para a França fazer um curso técnico, onde teve o seu primeiro contato profissional com a gastronomia.

Comecei em Paris, em um bar do bistrô Le Restaurant du Marché. Foi lá que despertaram em mim o interesse e a vocação. Passei nove anos aprendendo e vivenciando a rotina de cozinhas de renomados restaurantes parisienses, como La Grand Cascade e Le Pre Catelan.

Kaywa Hilton

Com a possibilidade de voltar ao Brasil, Kaywa aceitou o convite para ser o subchef do francês Rolland Villard e chef do Le Pre Catelan Copacabana. No Rio de Janeiro, atuou por três anos e conquistou junto à sua equipe a primeira estrela Michelin, em 2015. O seu retorno ao Brasil o reaproximou da natureza não somente dentro da cozinha, com produtos locais, mas também trouxe o surf como esporte e terapia.

Em 2017, assumiu como chef executivo do Hotel Sofitel Carrasco, em Montevidéu, Uruguai, liderando uma equipe de 25 pessoas por dois anos. A inquietude de sempre e a sede por descobertas levaram o chef e surfista Kaywa para a Austrália, Indonésia e Sri Lanka.


Voltou para a Bahia e implantou um projeto que tem a proposta de compartilhar momentos, exaltando produtores locais: o Mesa Nômade (@mesanomadebahia). “O projeto surgiu a partir da vontade de proporcionar uma experiência gastronômica e cultural. O intuito é oferecer uma vivência única em cada edição dos eventos”, explica Kaywa.

Em uma fase em que a valorização da culinária tem estado mais aguçada nos paladares dos brasileiros, os programas sobre o assunto têm tido surpreendentes audiências. O Mestre do Sabor é um deles e contou com a participação do chef Kaywa Hilton, no ano insano de 2020. “Participar desse reality show culinário foi uma experiência única, na qual fiz muitos amigos que levarei para a vida. Mesmo que esses programas não apresentem a nossa crua e absoluta realidade, acredito que valorizam o trabalho por trás de cada prato e, assim, o público pode entender o valor de boas escolhas e buscar uma alimentação mais consciente”, conta ele.

Pai de dois filhos e um em gestação, Kaywa Hilton tem, além do projeto Mesa Nômade, o Restaurante Boia – Cozinha do Mar (@boiarestaurante), localizado na Pituba, que oferece comida com produtos locais, de forma descontraída e criativa. Em 2021, a Praia do Forte vai ganhar uma unidade do Boia, contou-nos o chef que, como todo empresário, sofreu os efeitos da pandemia, mas não pendurou o dólmã!

Receita

Ovo poché com bacon e abacate

Ingredientes:

2 ovos

1/2 xícara de vinagre

Sal

1 fio de azeite

2 fatias de bacon/presunto ou de salmão defumado

1 abacate

Sumo de 1/2 limão

3 talos de coentro


Preparo:

Leve as fatias de bacon ao forno por 7’ a 180 graus. Em uma panela alta com água, acrescente o vinagre e o sal; quando a água estiver com pequenas borbulhas, com a ajuda de uma colher, faça movimentos contínuos em círculos, até que se forme um redemoinho na água e despeje um ovo de cada vez, no centro do redemoinho. Deixe cozinhar por 3’ a 4’. Amasse o abacate e misture com o sumo do limão. Passe a mistura na torrada. Coloque o ovo e depois o bacon, finalizando com o coentro e um fio de azeite. Bon appétit!