Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
A Receita Federal libera nesta sexta-feira (28) o pagamento do lote de restituições da malha fina de novembro, beneficiando cerca de 249 mil contribuintes que regularizaram pendências. No total, 214.310 pessoas receberão cerca de R$ 494,09 milhões — sendo R$ 296,95 milhões destinados a quem tem prioridade de reembolso.
Têm prioridade quem usou a declaração pré-preenchida e/ou optou pelo Pix, idosos de 60 anos ou mais, pessoas com deficiência física ou mental ou doença grave, servidores do magistério cuja principal renda vem da atividade, entre outros critérios. Além disso, 30.867 contribuintes sem prioridade, mas que regularizaram a situação, também receberão restituição.
É possível consultar a lista desde 21 de novembro no site da Receita ou no aplicativo para celular, clicando em “Meu Imposto de Renda” → “Consultar a Restituição”. O pagamento será feito na conta ou chave Pix registrada na declaração.
Se a restituição não cair por conta de conta desativada ou outro problema, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Após esse prazo, o contribuinte deve solicitar o valor pelo portal da Receita.