Amcham reúne lideranças para debater o futuro econômico da Bahia
📷 Fotos: Divulgação / Amcham A Amcham Brasil realiza, no dia 27 de novembro, às 14h, no Cine Glauber Rocha (Salvador), o Bahia Avança 2025...
Prazo para entrega da declaração começa em 1º de março e vai até 30 de abril. Quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2020 tem de declarar.
A Secretaria da Receita Federal liberou nesta quinta-feira (25) o download do programa gerador do Imposto de Renda 2021, referente ao ano-base 2020.
A expectativa da Receita é que 32 milhões de declarações sejam enviadas até o final do prazo. Desses, estima-se que 60% terão valor a restituir.
O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2021, ano-base 2020, começa em 1º de março e vai até o dia 30 de abril – mas o contribuinte já poderá baixar o programa e fazer o preenchimento, aguardando o início do prazo de declaração apenas para fazer o envio dos dados à Receita.
Do computador, o contribuinte poderá baixar os programas do Windows, Multiplataforma (zip) e Outros (Mac, Linux, Solaris). O programa estará disponível no próprio site da Receita Federal (clique aqui para acessar).
Essa opção não pode ser usada, entre outros, por contribuintes que tenham recebido rendimento:
A declaração também poderá ser feita online, na página 'Meu Imposto de Renda', acessando o portal e-Cac (clique aqui para acessar).
O programa de 2021 também amplia o número de contribuintes que podem usar a declaração pré-preenchida. A partir deste ano, a modalidade fica disponível para contribuintes que tenham conta gov.br (acesso.gov.br), além dos que tenham certificado digital.
A Receita afirma que, com a mudança, espera receber milhões de declarações beneficiadas pelo formato, já que o cadastro no sistema gov.br é gratuito. Até 2020, o pré-preenchimento era exclusivo para donos de certificados digitais, que são pagos.
A declaração pré-preenchida já traz inclusas diversas informações prestadas à Receita Federal por outras fontes. O contribuinte precisa apenas verificar, corrigir eventuais distorções ou complementar os dados. Imposto retido na fonte e declarações de serviços médicos, por exemplo, podem ser incluídos previamente pelo sistema.
Devem declarar o Imposto de Renda neste ano:
As restituições começam a ser pagas em maio, de acordo com o cronograma abaixo:
Via: G1
📷 Fotos: Divulgação / Amcham A Amcham Brasil realiza, no dia 27 de novembro, às 14h, no Cine Glauber Rocha (Salvador), o Bahia Avança 2025...
📷 Fotos: @soul.studiocast O novo podcast Além dos Números, idealizado por Laura Guimarães — especialista em finanças, mestre em gestão de risco e e sempre em d...
📷 Foto: Freepik O Pix celebra neste domingo (16) seu quinto aniversário como o principal meio de pagamentos do país, mantendo um crescimento acelerado e reforç...