Finanças

Programa nacional impulsiona empreendedoras negras com foco em negócios criativos; terceira etapa acontece em Salvador

Programa nacional impulsiona empreendedoras negras com foco em negócios criativos; terceira etapa acontece em Salvador
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

19/11/2024 1:34pm

Salvador recebe, até o dia 22 de novembro, o terceiro módulo do programa MC Mulheres: Negócios Criativos, que visa fomentar o empreendedorismo de mulheres pretas no Brasil. Com o patrocínio do Nubank, a iniciativa busca fortalecer o potencial de negócios criativos liderados por mulheres negras, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, com abrangência também no Espírito Santo. Durante o módulo presencial, as participantes terão acesso a workshops, palestras e mentorias focadas em sustentabilidade empresarial, estratégias de vendas e investimentos.

O projeto, que teve início em setembro e se encerra neste mês, é um programa de aceleração que oferece capacitação em áreas fundamentais, como educação financeira, empreendedorismo, elaboração de planos de negócios e branding. A primeira fase foi realizada de forma online, capacitando 70 empreendedoras de todo o Brasil, das quais 20 foram selecionadas para a imersão presencial em Salvador. Ao final do programa, o melhor plano de negócios será premiado com R$ 10.000,00, como parte da estratégia para impulsionar negócios com potencial econômico significativo.

A coordenação do programa é de Gabriela Duque, especialista em Empreendedorismo, Inovação e Liderança pela FGV e PUC-Rio. Segundo Gabriela, o MC Mulheres: Negócios Criativos foi criado para acelerar o crescimento de empreendimentos liderados por mulheres negras, promovendo o empoderamento e proporcionando ferramentas essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional. “Mais de 1,5 milhão de negócios no Brasil são liderados por mulheres negras, que contribuem com cerca de R$ 100 bilhões ao PIB nacional. O projeto visa fortalecer essas mulheres e criar uma rede de apoio mútua, com todas as facilitadoras sendo mulheres negras, garantindo que elas se sintam representadas e acolhidas”, destaca Gabriela.

Além de oferecer formação técnica, o programa tem um forte componente de comunidade, proporcionando um espaço onde as participantes podem compartilhar experiências e formar redes de apoio. O MC Mulheres já foi realizado em formatos presenciais, semi presenciais e virtuais, reunindo mulheres do universo da música e do audiovisual.

O MC Mulheres: Negócios Criativos tem o patrocínio master do Nubank e é uma realização da MC Projetos Criativos, Instituto Movimento Cidade, Instituto Com.Chá, com apoio do Ministério da Cultura e Governo Federal.

Para mais informações, acesse o Instagram oficial do programa.