Finanças

Pix completa cinco anos e consolida liderança absoluta nos pagamentos no Brasil

Pix completa cinco anos e consolida liderança absoluta nos pagamentos no Brasil
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

16/11/2025 9:48pm

📷 Foto: Freepik

O Pix celebra neste domingo (16) seu quinto aniversário como o principal meio de pagamentos do país, mantendo um crescimento acelerado e reforçando seu papel central na inclusão financeira. Desde seu lançamento pelo Banco Central, em novembro de 2020, a plataforma transformou o cotidiano econômico do brasileiro, alcançando marcas inéditas: somente em 2023 foram movimentados R$ 26,4 trilhões — valor equivalente a quase dois PIBs e meio do Brasil. Em 2024, até outubro, o volume já ultrapassou R$ 28 trilhões, segundo dados oficiais.

De acordo com Renato Gomes, diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do Banco Central, o Pix não apenas barateou o custo de transferência de recursos, como também ampliou o acesso ao sistema bancário. “De um lado, houve redução do custo de distribuição de dinheiro; de outro, aumentou a fatia de clientes e o consumo. Com mais concorrência no sistema de pagamentos, as tarifas caíram”, afirmou em transmissão online.

Inicialmente criado para facilitar transferências instantâneas entre pessoas, o Pix evoluiu com rapidez. Hoje oferece novas funcionalidades, como o Pix Cobrança, que substitui o boleto, e o Pix Automático, equivalente ao débito automático. O resultado é uma forte adesão da população e do setor produtivo: 170 milhões de adultos e mais de 20 milhões de empresas já utilizam o sistema, consolidando o Pix como a forma de pagamento mais popular, eficiente e democrática do país.