Finanças

PIS/Pasep: Pagamento do abono começa hoje. Veja como consultar e saber se você tem direito a receber

PIS/Pasep: Pagamento do abono começa hoje. Veja como consultar e saber se você tem direito a receber
Da Redação

Da Redação

08/02/2022 11:00am

Após uma longa espera, os trabalhadores de todas as localidades do país começam a receber nesta semana o abono salarial do PIS/Pasep no valor de até um salário mínimo (R$ 1.212).

Os pagamentos do PIS/Pasep deste ano são destinados a cerca de 23 milhões de trabalhadores que exerceram atividade de carteira assinada em 2020.

Para ter acesso ao abono salarial pago em 2022 referente ao ano-base 2020, é necessário que os trabalhadores atendam os seguintes requisitos:

- Estar inscrito no programa PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;

- Trabalhar para empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep);

- Ter recebido, em média, até 2 salários mínimos de remuneração mensal no ano-base considerado para o pagamento;

- Ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano-base considerado para o pagamento;

- Ter os dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no eSocial.

Para consultar se o empregador enviou os seus dados corretamente na RAIS é simples, basta acessar o portal rais.gov.br e informar o número do PIS/Pasep.

O trabalhador poderá consultar se tem valores para receber por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital disponível para Android e iOS (Apple).

Os trabalhadores que recebem o PIS, ou seja, os trabalhadores da iniciativa privada também podem realizar a consulta e a data de pagamento por meio dos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem.

Já os servidores públicos que recebem o Pasep podem realizar a consulta no link do Banco do Brasil. Há também a opção de ligar para a Central de Atendimento do BB (4004-0001, capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001, interior).