Finanças

Mês do consumidor: Os erros mais comuns que as empresas cometem com seus clientes

Mês do consumidor: Os erros mais comuns que as empresas cometem com seus clientes
Da Redação

Da Redação

17/03/2022 12:00pm

O mês de março é marcado no dia 15 como o Dia Mundial do Consumidor, a data se estende ao longo do mês com diversas ações e promoções. Pensando nisso o Advogado e especialista no direito do consumidor, Cândido Sá, separou algumas informações dos erros mais comuns cometidos pelas empresas para com seus consumidores. 

Muitos não sabem, mas o atraso na entrega pode gerar uma indenização, sendo dever da empresa cumprir o prazo estabelecido pela mesma. Já a entrega de produtos e serviços diferentes do que foi acordado entre as partes pode acarretar em rescisão do contrato junto a restituição da quantia. Por fim, a perda de documentos ou informações privadas dos clientes podem trazer consequências desde o custo de uma segunda via até uma indenização por danos morais. 

O advogado ainda aconselha o investimento e dedicação em um fluxo organizacional eficiente, para assim evitar a perda de prazos entre outros problemas, além disso, o recurso de digitalização deve ser usado sempre que possível para salvar cópias de documentos. 

Para o consumidor, dicas de direitos poucos conhecidos:

  •  “Lei do Arrependimento”;

  • Ressarcimento em dobro por cobranças indevidas;

  • Cobrança de multa por perda de comanda ou ticket estacionamento é indevida;

  • Consumação mínima é prática abusiva;