Foto: Secom GOVBA
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou nesta quarta-feira (30) uma série de encontros com representantes do setor empresarial e autoridades estaduais e federais para avaliar os impactos das tarifas impostas pelos Estados Unidos ao Brasil. A medida, oficializada por decreto norte-americano, tem gerado preocupação entre empresários e gestores públicos.
Na próxima segunda-feira (4), Jerônimo volta a se reunir com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), com quem já havia formado um grupo de trabalho para acompanhar o tema. Em seguida, na terça (5) e quarta-feira (6), o governador participa de encontros em Brasília com o Consórcio Nordeste e representantes do Governo Federal.
O objetivo das reuniões é definir estratégias conjuntas para mitigar os efeitos da medida e proteger os setores produtivos atingidos, bem como os empregos envolvidos. “Os governadores do Nordeste irão discutir numa assembleia para levar até o presidente Lula o nosso olhar e as nossas decisões. Nosso desejo é que a gente consiga chegar em um status onde o diálogo diplomático possa acontecer”, afirmou Jerônimo.
A agenda demonstra a mobilização dos estados nordestinos diante das novas diretrizes comerciais e o esforço por soluções articuladas em defesa da indústria nacional.