Finanças

Ibovespa fecha acima dos 147 mil pontos pela primeira vez e renova recorde histórico

Ibovespa fecha acima dos 147 mil pontos pela primeira vez e renova recorde histórico
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

29/10/2025 6:18pm

Foto: Freepik

O Ibovespa voltou a fazer história nesta terça-feira (28), encerrando o pregão pela primeira vez acima dos 147 mil pontos. O principal índice da Bolsa de Valores brasileira avançou 0,31%, alcançando 147.428,90 pontos — uma alta de 459,80 pontos em relação à véspera. O marco foi atingido pouco mais de um mês após o índice fechar acima dos 146 mil, em 23 de setembro.

Com o resultado, o Ibovespa engatou a quinta alta consecutiva, sequência que não era registrada desde abril, entre os dias 17 e 29 daquele mês.

No câmbio, o real também teve novo dia de valorização. O dólar comercial recuou 0,19%, cotado a R$ 5,36. Já os juros futuros (DIs) apresentaram alta na maior parte da curva.

O desempenho do mercado foi impulsionado tanto por fatores externos quanto por acontecimentos recentes no cenário político e econômico. O encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no último domingo, continua reverberando positivamente entre os investidores, que veem sinais de aproximação comercial entre os dois países.

Além disso, as bolsas americanas ampliaram os ganhos e renovaram recordes, refletindo a expectativa por um novo corte de juros nos Estados Unidos. A decisão do Federal Reserve (Fed) será anunciada nesta quarta-feira (29).

O movimento reforça o otimismo dos investidores com o mercado acionário brasileiro, que segue surfando na maré positiva do ambiente global e na melhora das expectativas internas.