Finanças

Governadores do Nordeste busca equilíbrio fiscal em encontro com ministros em Brasília

Governadores do Nordeste busca equilíbrio fiscal em encontro com ministros em Brasília
Da Redação

Da Redação

04/04/2024 12:10pm

Foto: Júlio Dultra

Na última quarta-feira (3), o governador Jerônimo Rodrigues liderou uma delegação de governadores e secretários da Fazenda da Região Nordeste em uma série de reuniões em Brasília. O objetivo principal foi discutir questões cruciais relacionadas ao equilíbrio fiscal e ao refinanciamento das dívidas estaduais com a União.

Antes do encontro com os ministros da Casa Civil, da Fazenda e de Minas e Energia, os representantes estaduais reuniram-se na sede do Consórcio Nordeste para alinhar suas demandas e elaborar um documento a ser apresentado ao Governo Federal. "Juntos, elaboramos um documento e o entregamos aos ministros durante a reunião, onde discutimos as demandas relacionadas às questões fiscais no Nordeste e uma série de ações para a captação de recursos para os estados da nossa região", explicou Jerônimo.

O Consórcio Nordeste emitiu uma nota oficial detalhando os pontos discutidos durante o encontro. "Entendemos que a reconstrução de nosso país também passa pela capacidade de nos unirmos em uma única direção, que, em nosso entendimento, é a superação das nossas desigualdades sociais e regionais e a garantia dos direitos de cidadania ao povo brasileiro. Para isso, é necessário proporcionar condições para que todos os estados tenham capacidade de investimento e fortalecimento de suas políticas públicas", destaca um trecho do documento.

Durante a reunião com os ministros, foram apresentadas três propostas visando ao equilíbrio fiscal dos estados menos endividados e à promoção da igualdade de tratamento entre todos os entes federados.

A presidente do Consórcio Nordeste e governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, enfatizou o desejo dos estados de receberem tratamento igualitário. "Acreditamos que o Governo Federal está comprometido em abordar esse assunto da melhor maneira possível e buscar, junto com as governadoras e governadores, uma solução que atenda às necessidades de todos e possa satisfazer as demandas", frisou.