Finanças

Entenda como as ferramentas de planejamento otimizam e reduzem os custos na construção civil

Engenheira compartilha dicas indispensáveis para construir de forma mais econômica, com qualidade e segurança

Entenda como as ferramentas de planejamento otimizam e reduzem os custos na construção civil
Da Redação

Da Redação

02/08/2022 6:50pm

Construir ou reformar de maneira econômica não é uma tarefa fácil. Um dos principais fatores que elevam os custos da construção civil é o desperdício de materiais, seja por compra excessiva, má armazenagem ou itens inadequados para o projeto. Por isso, para minimizar os desperdícios e otimizar a obra, é de fundamental importância que todas as etapas da construção sejam avaliadas e registradas através de um planejamento técnico adequado para cada projeto.

O planejamento de uma construção tem diversas etapas, desde a solicitação de autorizações para execução da obra até a contratação de mão de obra qualificada. O processo de gerenciamento do projeto possibilita que o engenheiro ou responsável técnico pela construção utilize da melhor forma possível o espaço físico do lote, além de gerir os fluxos de pessoas, materiais e equipamentos com eficiência.

“O planejamento de uma construção começa na solicitação dos documentos para a execução da obra, como o Alvará de construção e o Cadastro Nacional de Obras. Junto a isso, a contratação de mão de obra qualificada para cada serviço a ser executado, uso de equipamentos e ferramentas de qualidade garantem uma casa bem construída ao final do processo”, explica a engenheira Lara Sorensen, responsável pela plataforma de engenharia acessível Minha Casa Nido.

Lara explica que existem uma série de fatores técnicos e financeiros que precisam ser considerados na definição do processo construtivo: pré-planejamento, projetos, sondagem do solo, entre outros quesitos. A engenheira pontua, ainda, que um projeto inteligente e econômico apresenta compatibilidade entre as propostas arquitetônicas, estruturais e elétricas, fatores de extrema relevância para garantir economia e qualidade ao final da construção.  

“É necessário detalhar o planejamento e orçamento da obra, para manter o foco no objetivo final, além de nortear os profissionais que ajudarão no processo. Outra dica importante é separar por etapa a quantidade necessária de materiais, assim o responsável pode saber exatamente qual valor cada estágio da construção terá e só comprará os produtos necessários”, acrescenta a engenheira Lara Sorensen.

Contudo, a assistência técnica para projeto e construção de moradias no Brasil, sobretudo para famílias de baixa renda, é precária, e por isso acende um alerta para os perigos da autoconstrução desassistida. Nesse contexto, é comum que sejam realizadas por mestres de obras e pedreiros, sem o acompanhamento técnico especializado, além do risco à segurança, esse tipo de construção gera gastos acima do necessário, os projetos levam mais tempo para serem concluídos e o resultado final pode não ser satisfatório. 

Diante deste cenário, a engenheira Lara Sorensen, através da startup Nido, idealizou a plataforma Minha Casa Nido que oferece soluções integradas, desde a disponibilização de projetos até a compra dos materiais, para apoiar a jornada de construção de moradias dignas e seguras. Totalmente on-line e gratuita, a plataforma disponibiliza ferramentas de planejamento e acompanhamento, sendo possível controlar os gastos em cada detalhe da obra.

“Para evitar desperdícios a Nido oferece, para seus usuários dos projetos de casas disponíveis, os materiais quantificados de cada fase da obra. Além disso, a plataforma possui o planejador de despesas, onde é possível adicionar os gastos extras que surgirem durante a obra”, explica a engenheira Lara Sorensen, responsável pela plataforma Nido.

Com selo de qualidade OR, incorporadora do grupo Novonor, todos os projetos disponibilizados na Nido podem ser utilizados como referência por qualquer pessoa física em lotes a partir de 100 m². E, apesar dos projetos arquitetônicos, estruturais (exceto fundação) e complementares estarem disponíveis no software, é indispensável a contratação de um engenheiro ou responsável técnico.

"A Nido reforça sempre em sua jornada de construção a necessidade legal de ter profissionais capacitados e registrados nos seus conselhos de classe para assegurar a adequação dos projetos ao contexto do usuário, acompanhar a obra e garantir que sua construção seja feita de forma correta. Além de ser mais seguro, é mais econômico, pois no final das contas evita o retrabalho e gastos extras”, alerta Lara Sorensen.

Pensando ainda em auxiliar os usuários cadastrados a encontrarem materiais de qualidade para garantir um resultado muito mais seguro e satisfatório, a plataforma Nido contará com um marketplace integrado, pelo qual o usuário poderá comprar facilmente todos os materiais necessários.  Atualmente é possível acompanhar a seleção de ofertas de forma prática e rápida, basta cadastrar um telefone de contato.

“Para os usuários dos projetos, a plataforma disponibiliza os materiais necessários divididos em kits, para serem adquiridos e entregues no momento exato em que serão utilizados na obra, de acordo com a etapa da construção. Quem já tiver o seu projeto em mãos ou quiser executar alguma reforma, nosso marketplace também estará disponível em breve, trazendo facilidade e economia para o usuário”, finaliza Lara Sorensen.