Finanças

Conheça as novas ferramentas do PIX: Saque e troco

Conheça as novas ferramentas do PIX: Saque e troco
Da Redação

Da Redação

29/11/2021 3:30pm

A partir de hoje (29) as duas novas funções do Pix começam a valer, são elas: Pix Saque e Pix Troco. 

O Pix Saque funciona a partir do envio do valor que deseja sacar, a partir da leitura do QR Code do estabelecimento, e então este valor será devolvido em dinheiro ao cliente. Enquanto o Troco, permitirá o saque, porém, associado a uma compra e/ou prestação de serviço, a partir do pagamento acima do valor dessa compra/serviço o cliente receberá o troco em espécie. As transações são limitadas a R $500 pela manhã e a R $100 à noite, podendo o estabelecimento optar por limites menores. 

"Eles poderão iniciar a oferta a partir de 29/11, sendo um processo gradual de adoção", noticiou o Banco Central, em nota. "A efetiva disponibilidade aos usuários finais requer, ainda, que os estabelecimentos comerciais e demais agentes, adaptem seus sistemas e realizem os procedimentos operacionais para a oferta dos serviços", acrescentou.

Para ser possível esta modalidade o estabelecimento precisa estar credenciado ao PIX. Sendo uma ação gratuita ao cliente, realizada no mínimo oito vezes no mês, já para o comerciante a tarifa será de R$ 0,25 a R$ 0,95 por transação.