Finanças

Amcham reúne lideranças para debater o futuro econômico da Bahia

Amcham reúne lideranças para debater o futuro econômico da Bahia
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

20/11/2025 1:10pm

📷 Fotos: Divulgação / Amcham 

A Amcham Brasil realiza, no dia 27 de novembro, às 14h, no Cine Glauber Rocha (Salvador), o Bahia Avança 2025, encontro gratuito que discutirá os pilares para impulsionar o desenvolvimento econômico do estado e ampliar conexões com os EUA.

O evento integra o projeto nacional Avança Amcham e reunirá empresários, executivos, economistas e investidores para debater infraestrutura, transição energética, inovação industrial e formação de capital humano, com foco em competitividade e novas rotas de negócios. A programação encerra com um happy hour de networking.

Entre os destaques, Fabrízio Panzini apresenta o cenário das barreiras tarifárias que hoje atingem 84% das exportações baianas para os EUA. Também participam Lea Mattei, Rafael Valente, Gabriela Cravo, Maria Helena Monteiro e Marcos Rego, além da moderação de Robson Sant’Ana em painel sobre governança, inovação e pessoas.

Segundo Thiago Mota, superintendente regional da Amcham, o encontro busca “ampliar oportunidades de negócios e fortalecer a presença da Bahia nas relações comerciais com os Estados Unidos”.

Com 3.500 empresas associadas, a Amcham responde por cerca de 33% do PIB brasileiro e reforça, com esta edição, sua atuação estratégica no Nordeste.

No comércio exterior, os EUA são hoje o 3º destino das exportações da Bahia e sua principal origem de importações. Em 2024, foram US$ 2,8 bilhões exportados e US$ 4,7 bilhões importados, puxados por químicos, combustíveis e maquinário. Entre os setores mais afetados pelas tarifas estão óleos combustíveis, polímeros, celulose, automóveis e equipamentos elétricos — tema central do debate proposto pela Amcham.