Finanças

A ABAF irá participar da Caravana ILPF

A ABAF irá participar da Caravana ILPF
Da Redação

Da Redação

31/03/2022 8:30pm

A Caravana ILPF, que acontece entre os dias 4 e 8 de Abril, contará com a presença da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal - ABAF.  

Entre as ações, o diretor executivo Wilson Andrade participará da mesa redonda “Como fomentar a adoção da ILPF no Espírito Santo?”, no dia 4, às 19h, juntamente com Franco Fioroti (Secretário de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento de Linhares/ES); Renato de Aragão Ribeiro Rodrigues (Pres. do Conselho Gestor da Associação Rede ILPF e Pesquisador na Embrapa Solos); e Erich C. de Lima Andrade (Coordenador de Negócios Florestais – Suzano). 

“Nos interessa eventos como este que contribuem para que o setor florestal se expanda e se desenvolva sobre bases sustentáveis. Trabalhamos por mais florestas, mais empresas, mais fornecedores, mais serviços e produtos florestais. O tema do evento também é interessante porque está em sintonia com os conteúdos trabalhados por nós. A ABAF, em nome das associadas, desenvolve ações de impacto econômico, social e ambiental, a exemplo dos Dias de Campo do Programa Mais Árvores Bahia realizados em parceria com a CNA e do Programa Ambiente Florestal Sustentável (PAFS). Também por meio do PAFS, buscamos promover a diversificação e sustentabilidade das atividades rurais. O trabalho ainda se dá para a inclusão dos pequenos e médios produtores e processadores de madeira no setor – e seu uso múltiplo – para melhor atender a população, além de gerar emprego e renda”, declara o diretor executivo.

A Caravana ILPF é uma realização da Rede ILPF e Embrapa com o objetivo de difundir e ampliar a área ILPF no Brasil e realizar diagnósticos sobre a situação da Integração Lavoura-Pecuária e Floresta (ILPF) em diversas regiões produtoras. É uma expedição técnica, composta por especialistas e que vai percorrer mais de 10 estados brasileiros entre 2022 e 2023. Entre as principais atividades que serão realizadas pela equipe da caravana estão: dias de campo, palestras, visitas institucionais e técnicas aos diversos atores do agronegócio e diagnósticos sobre a situação da ILPF nas regiões. 

A Associação Rede ILPF é formada pelo Bradesco, Ceptis, Cocamar, John Deere, Soesp, Syngenta e Embrapa. Criada com o objetivo de acelerar uma ampla adoção das tecnologias de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) por produtores rurais como parte de um esforço visando a intensificação sustentável da agricultura brasileira.