Esportes

Black Runners: projeto une esporte e representatividade em Salvador

Black Runners: projeto une esporte e representatividade em Salvador
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

19/11/2025 1:00pm

📷 Fotos: Potência Drones

Entendendo a importância de ocupar cada dia mais espaços e o significado da representatividade negra, o profissional de educação física Felipe Chokito idealizou o Black Runners, projeto que tem como objetivo utilizar o esporte como um meio de expressão na luta contra o racismo. Entre as ações da iniciativa está o treinão comemorativo, voltado exclusivamente para associados da Runners Club, que acontece em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, às 5h30, na Orla de Patamares, em Salvador. Os atletas poderão correr entre  5 km e 10 km.

Sendo um empresário negro, que tem uma equipe marjoritariamente negra, Chokito entende a relevância de chamar atenção das pessoas para as questões raciais.Atrelado a isso, ele acredita que o esporte é uma peça fundamental para que mudanças ocorram na sociedade. 

“O esporte sempre foi e sempre será a maior premissa para a construção de um ser humano dotado de valores em relação à disciplina, superação, respeito e empatia.Utilizar o esporte como ferramenta educacional é ter a certeza de um mundo melhor”, destacou. 

Campanha - Desde o dia 1º de novembro, uma campanha tem movimentado ainda mais os corredores da Runners Clube: o desafio “1km de resistência". Durante todo o mês tem sido adicionado 1 km extra à prescrição das planilhas de treino dos corredores. Esse quilômetro tem sido cumprido independentemente de local ou ritmo. Ao final do mês, a meta é certificar todos os que completarem o somatório de 30 km da campanha Black Runners.   

“A ideia principal foi usar a corrida e a campanha como símbolos para chamar atenção da sociedade em relação à consciência negra. Levando em consideração que estamos em uma cidade em que a maior população é negra, precisamos utilizar o esporte como uma forma de conscientização para que não tenhamos recorrência de casos de racismo e injúria racial nas práticas esportivas”, ressaltou Chokito.