Diversidade e inclusão

Viver a Cidade leva lazer e atividades físicas a pessoas com deficiência neste domingo (17), na Av. Magalhães Neto

Projeto oferece equipamentos adaptados, inclusão e convivência em espaço público de Salvador

Viver a Cidade leva lazer e atividades físicas a pessoas com deficiência neste domingo (17), na Av. Magalhães Neto
Jacson Gonçalves

Jacson Gonçalves

16/08/2025 2:21pm

Fotos: Associação Meu Sorriso / Divulgação


A Avenida Professor Magalhães Neto, na Pituba, será palco de mais uma edição do projeto Viver a Cidade, neste domingo (17), das 8h às 12h. A iniciativa, conduzida pela Associação Meu Sorriso e viabilizada pela Prefeitura de Salvador, por meio do programa Viva Esporte, disponibiliza gratuitamente uma série de equipamentos adaptados para que pessoas com deficiência (PCDs) possam vivenciar momentos de lazer, prática esportiva e integração em família.


Entre os recursos disponíveis, estão bicicletas tandem (duplas, ideais para pessoas cegas ou com baixa visão), cadeiras de corrida, handbikes, triciclos assistidos e framerunnings, que permitem a participação de cadeirantes, pessoas com paralisia cerebral, amputados e indivíduos com deficiências intelectuais ou motoras severas. Além disso, bicicletas comuns estarão à disposição do público.


Inclusão e cidadania


Para Fred Matos, presidente e idealizador do projeto, o objetivo vai além da prática esportiva: é garantir que pessoas com deficiência ocupem os espaços públicos de forma independente e integrada.


 “O principal benefício é a vida. É colocar as pessoas na rua, convivendo com amigos, familiares e com todos que utilizam a cidade. É um ambiente de total integração”, afirma.


O projeto já vem atraindo cada vez mais interessados a cada edição, mesmo em dias de chuva. Até maio de 2026, o Viver a Cidade será realizado mensalmente em Salvador.