Foto: Divulgação / ICB
O Instituto de Cegos da Bahia (ICB) marcou presença, nesta quarta-feira (17), em uma Sessão Especial na Câmara de Vereadores de Salvador em alusão ao Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado em 21 de setembro. A solenidade reuniu diversas entidades sociais, entre elas a APADA-BA, APAE Salvador, ION-BA, ABADEF e AMA-BA, por convite do vereador César Leite.
Representando o ICB, a presidente Heliana Diniz e a assessora de captação de recursos Consuelo Alban reforçaram a necessidade de ampliar políticas inclusivas e de prevenção à cegueira. “A luta pela inclusão não é apenas das pessoas com deficiência, mas de toda a sociedade, que se beneficia de práticas mais justas e acessíveis. Trabalhar juntos na educação, no mercado de trabalho e na garantia de direitos básicos é essencial para construir uma Bahia mais justa e igualitária”, destacou Heliana em discurso.
Com mais de 90 anos de atuação, o Instituto de Cegos da Bahia é a única instituição no estado a oferecer serviços especializados gratuitos e integrados, como reabilitação para pessoas com deficiência visual, exames médicos, ações educativas e campanhas de conscientização. A entidade reforçou, durante a sessão, a importância de fortalecer políticas públicas que assegurem a inclusão e autonomia da pessoa com deficiência.