Gastronomia

Projeto Origem Convida reúne Jefferson Rueda, Ian Baiocchi e Kaywa Hilton em jantar especial em Salvador

Projeto Origem Convida reúne Jefferson Rueda, Ian Baiocchi e Kaywa Hilton em jantar especial em Salvador
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

02/09/2025 3:02pm

Foto: Leonardo Freire

O restaurante Origem, em Salvador, promove no dia 25 de setembro mais uma edição do projeto Origem Convida, que desta vez celebra os festejos de São Cosme e Damião com um jantar colaborativo de oito etapas. Os anfitriões Fabrício Lemos e Lisiane Arouca recebem três grandes nomes da gastronomia brasileira: Jefferson Rueda (A Casa do Porco, São Paulo), Ian Baiocchi (Grupo Íz, Goiânia) e Kaywa Hilton (Boia, Salvador, e Maré, Praia do Forte).

O menu especial trará snacks, entradas, pratos principais e sobremesas. Enquanto os chefs convidados e Fabrício Lemos se dedicam às criações salgadas, Lisiane Arouca assina a parte doce da experiência. A proposta reforça a essência do Origem Convida: promover intercâmbio entre estilos culinários distintos e proporcionar ao público uma vivência gastronômica única.

Jefferson Rueda, à frente da premiada A Casa do Porco, em São Paulo, é reconhecido mundialmente por sua gastronomia caipira contemporânea, que tem o porco como protagonista. O restaurante figura entre os melhores do mundo nas listas The World’s 50 Best Restaurants e Latin America’s 50 Best Restaurants, além de ostentar uma Estrela Verde Michelin por seu compromisso com a sustentabilidade.

De Goiânia, Ian Baiocchi comanda o Grupo Íz, formado por restaurantes que transitam por diferentes cozinhas do mundo, como o Íz Restaurante, o 1929 Trattoria Moderna e o Grá Bistrô. Sua cozinha combina raízes goianas e técnicas internacionais, valorizando produtores locais e a cultura de hospitalidade.

O franco-brasileiro Kaywa Hilton, por sua vez, imprime técnicas da gastronomia francesa em pratos que exaltam ingredientes baianos, em especial pescados. Ele comanda o Boia Restaurante, em Salvador, e o Maré, na Praia do Forte.

Além da noite do jantar, o projeto ainda promove experiências culturais para os chefs convidados, incluindo uma imersão no trabalho do Instituto Ori, coletivo fundado por Fabrício e Lisiane que acredita no alimento como agente de transformação social.

Criado em 2016, o Origem Convida já trouxe a Salvador nomes de destaque da gastronomia nacional e internacional, consolidando-se como um dos eventos mais relevantes do setor na Bahia.