O criador e a criatura

O criador e a criatura

28/10/2020 12:23am

Duas datas inspiraram este artigo: 5 de outubro – Dia do Empreendedor, e 19 de novembro – Dia do Empreendedorismo Feminino.

A primeira foi criada pelo SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro Empresas) e a segunda pela ONU (Organização das Nações Unidas). Ambas celebrações têm o intuito de incentivar o empreendedorismo, algo tão importante na economia global e que foi ampliado pelos últimos acontecimentos de crise humanitária. 

Faço parte desse “mundo” há algum tempo. Antes mesmo de empreender, me diziam “Você tem uma mente empreendedora...”. Um belo dia resolvi apostar minhas fichas naquela que seria minha marca e a porta de entrada para os projetos que tanto amo realizar. 

Durante muito tempo acreditou-se que os empreendedores nasciam com características determinantes de perfil, mas hoje sabe-se que o empreendedorismo é um conjunto de comportamentos e hábitos que podem ser adquiridos com o devido preparo. Mas confesso que a potência e força feminina sempre foram grandes referências para mim, a começar pela minha mãe no seio familiar. 

Com ou sem o olhar feminino, sabemos que o segredo para o sucesso está na soma entre o propósito e o marketing que são praticados no negócio, seja ele dotado de produto ou serviço. 

Não basta um (a) empreendedor (a) identificar uma tendência de mercado e dela enxergar a oportunidade certa de comércio. É preciso criar um negócio que se conecte e dialogue com os interesses de seu público, ofertando um legado. 

Nessa jornada eu acertei e errei também; superei inúmeros desafios e travei uma bela disputa com meus medos. Valeu a pena! Aprendi a ter iniciativa, ser persistente, não ter receio de correr riscos, ter o desejo e comprometimento de liderar a própria empresa e, principalmente, obter 200% de conhecimento sobre aquilo que eu ou meu cliente se propõe a comercializar.

Após estas “lições de casa”, devo reconhecer que bons resultados não vêm sozinhos. Acrescento a essa mistura a confiança estabelecida com meus parceiros, a valorização do trabalho em rede, a excelência de planejamentos bem conduzidos. 

Empreender é um sonho real, é se tornar o criador de uma criatura de quem se queira se orgulhar, publicizar e vender.