O Natal chega à sua mesa
É verdade que 2020 foi um dos anos mais atípicos e sombrios dos últimos tempos, mas algumas datas comemorativas, como o Dia das Mães e dos Pais, serviram de aca...
Nem sempre o guardanapo foi um artigo básico e imprescindível nas mesas. Foi Leonardo da Vinci quem inventou este artigo em 1491. Nos seus diários, deixou escrito que teve a ideia de oferecer aos convidados uma forma de limparem as mãos durante os banquetes.
Naquela época, o duque de Milão, atava coelhos (vivos) adornados com fitas às cadeiras dos convidados para estes poderem limpar as mãos cheias de gordura nas costas dos animais, o que ele achava muito pouco próprio desses tempos. Decidiu então mudar esse hábito e colocar um pano individual para cada um dos convidados.
Por estranho que nos possa parecer, nessa época a invenção do guardanapo não foi bem compreendida.
Felizmente, uns séculos mais tarde é um artigo cujo uso é imprescindível nas boas maneiras às mesas em todas as classes sociais do mundo ocidental. Cabe especificar que, nas culturas asiáticas, não é hábito colocar guardanapos na mesa, exceto em restaurantes com um nível de influência ocidental considerável. Por exemplo, nos códigos de etiqueta japoneses o guardanapo de papel não é tido em consideração e os convidados usam papéis ou panos próprios. Na China, é habitual encontrar pacotes de guardanapos de papel em cima da mesa para que cada um se sirva se assim o desejar. Na Índia, Malásia e Indonésia é habitual encontrar fontes ou lavatórios comuns em alguma parte do espaço onde é possível lavar as mãos antes e depois de comer.
No ocidente os guardanapos também fazem parte do atrezzo de um banquete, expressam o desenho, decoração, estado de espírito e o esforço que os anfitriões fazem para proporcionarem uma boa experiência aos convidados. Algo ao mesmo tempo tão simples e tão expressivo.
O que dizem os guardanapos sobre você?
Seja para um jantar especial, um café da manhã alegre com a família (para começar o dia com o pé direito), seja para uma festa ou um casamento, os modelos de tecido fazem toda a diferença. Separei 3 modelos que você pode encontrar na loja Reserva da Baronesa para optar por esse estilo e conquistar seus convidados em todas as ocasiões. (Clique no nome da loja e conheça mais modelos no Instagram)
Muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto a utilização dos guardanapos. Para facilitar, vou resumir: eles devem ser colocados no colo imediatamente ao sentar à mesa. Caso esteja em um evento formal, o guardanapo deve ser colocado no colo tão logo a anfitriã/ão o faça. Eles só serão retirados do colo no final da refeição quando você sair da mesa e será colocado na lateral esquerda do prato. Caso precise se levantar por algum motivo durante a refeição e ainda retorne à mesa, o guardanapo deve ser colocado à direita do prato.
Quer saber mais sobre o universo da mesa posta, siga o CLUBE no Instagram.
Um Beijo no seu Coração,
Carla Magalhães
Table Stylist
É verdade que 2020 foi um dos anos mais atípicos e sombrios dos últimos tempos, mas algumas datas comemorativas, como o Dia das Mães e dos Pais, serviram de aca...
Provavelmente, você já deve ter visto algum tapete de couro sendo utilizado em decorações rústicas. Muitas vezes, até nos arremetendo a casas de campo ou fazend...
Os itens necessários, quais pratos escolher, como decorar: chegou a hora de viajar para o mundo da mesa posta. Talvez você não saiba, mas a organização dos iten...