O Natal chega à sua mesa
É verdade que 2020 foi um dos anos mais atípicos e sombrios dos últimos tempos, mas algumas datas comemorativas, como o Dia das Mães e dos Pais, serviram de aca...
Eu não sei você, mas, para mim, a atual crise é uma forma de acelerar mudanças que já eram necessárias. É um momento primordial para reformular tudo o que poderia e deveria ser diferente. Tudo isto que estamos vivendo nos permite repensar e revisar os nossos valores e crenças mais profundas.
Existe uma frase proferida por Leon C. Megginson, em um discurso em 1963, no qual ele apresentava a sua interpretação da teoria “A Origem das Espécies”, de Charles Darwin, que gosto muito, e essa frase representa bem o que estou tentando transpor, ele diz assim: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, porém o que melhor se adapta às mudanças”.
Ao longo da vida, existem vários cases de pessoas que logo após um período de crise aguda tiveram os seus melhores anos de crescimento. Tenha certeza que depois deste período que estamos vivendo não será diferente, conheceremos novos casos de sucesso.
Eu te questiono: O que você aprendeu nesses dias de pandemia? Você está preparado para os problemas futuros?
Caso as suas respostas não sejam positivas, ou seja, caso você não tenha se preparado para o período pós-pandemia, não precisa se desesperar, ainda dá tempo de se adaptar. O primeiro passo que você precisa dar é ter claro em sua mente que nada voltará a ser como antes! Compreendendo isso, ficará mais fácil se preparar e se habituar às tendências pós-pandemia e, dessa forma, conseguir manter o foco nos seus objetivos.
Para que você possa planejar os passos seguintes, resolvi fazer uma relação de algumas tendências às quais você precisará se adaptar.
A primeira tendência é a era digital. Se você estiver preparado para essa expansão do mercado, com certeza irá se destacar. A segunda tendência é o trabalho remoto. O tal home office foi a forma mais rápida que as organizações e empresas encontraram para que pudessem manter as suas rotinas de trabalho, mesmo que de uma forma totalmente diferente. Caso você ainda não tenha se adaptado à rotina de trabalhar em casa, sugiro que se apresse para ajustar isso, pois, daqui para a frente, a maioria das profissões exigirá esse modelo de trabalho.
A terceira tendência que trago é a Educação à Distância (EAD). O isolamento trouxe à tona a necessidade de readequar métodos de ensino que permaneceram iguais por décadas. Os benefícios disso serão enormes, tendo em vista que o novo mundo abrirá espaço para jornadas de desenvolvimento cada vez mais digitais. Isso possibilita um aprendizado muito mais acessível, ágil e contínuo.
Outra tendência é o minimalismo. Com o desencadeamento da crise, mais pessoas se viram em um momento de redução de gastos e perceberam que podem fazer mais com menos.
Observe que, independentemente do problema, nunca é cedo ou tarde demais para se adaptar, o importante mesmo é você entender que o processo de adaptação não terá fim. Devemos aprendê-lo constantemente ou seremos engolidos por novas crises e desafios. Posso garantir que novos desafios ainda estão por vir. Então, esteja sempre atento às tendências e adapte-se ao novo mundo!
É verdade que 2020 foi um dos anos mais atípicos e sombrios dos últimos tempos, mas algumas datas comemorativas, como o Dia das Mães e dos Pais, serviram de aca...
Nem sempre o guardanapo foi um artigo básico e imprescindível nas mesas. Foi Leonardo da Vinci quem inventou este artigo em 1491. Nos seus diários, deixou escri...
Provavelmente, você já deve ter visto algum tapete de couro sendo utilizado em decorações rústicas. Muitas vezes, até nos arremetendo a casas de campo ou fazend...