A perseverança aumenta o desenvolvimento de habilidades, talentos e até a sabedoria. Além disso, constrói a autoconfiança e alimenta a crença positiva de que podemos conquistar qualquer coisa. Perseverar é, acima de tudo, confiar que existe a capacidade em si mesmo para alcançar um objetivo. Quando as pessoas acreditam que terão sucesso, costumam seguir firmes em prol de seus objetivos. Mesmo quando as condições não são favoráveis, mesmo que o caminho para as conquistas seja árduo e cheio de obstáculos, as pessoas que perseveram chegam aonde desejam.
Sem essa qualidade, o indivíduo acaba desistindo nas primeiras falhas, porque permite que tais fracassos o façam acreditar que o seu sonho não é possível. Observe que se pessoas importantes da história não tivessem sido perseverantes, certamente não teríamos acesso a muitas coisas que hoje fazem parte da nossa vida. A virtude da perseverança consiste na firmeza para seguir em frente e eliminar sabotadores como o tédio, aborrecimentos, frustrações e dificuldades, sem desistir.
Independentemente de qual seja a sua história de vida e quais sejam os seus objetivos, posso afirmar que se você deseja obter sucesso em tudo o que fizer, você precisará ter perseverança. Do ato de abrir um negócio a fazer uma receita de bolo, é preciso persistir e acreditar que irá conseguir. Para ajudar a alimentar o seu lado perseverante, vou deixar aqui três dicas para você desenvolver essa habilidade.
Objetivos grandes levam mais tempo para serem alcançados e um pulo do gato para se manter firme e não parar no meio do caminho é dividir o processo em pequenos passos. Então, defina semanalmente pequenas metas, divida-as de forma prática e em etapas que você possa executar de forma constante, com disciplina e pontualidade; e mesmo que não tenha vontade, faça o que precisa ser feito. Monitore o seu progresso toda semana, isso é importante. Assim, você terá sempre uma luz ao fim do túnel, já que não irá mirar no fim de todo o processo e, sim, na etapa em questão.
Outra dica: busque sempre dar um novo sentido aos fracassos. A maioria das pessoas costuma desistir de seus objetivos porque elas não conseguem se perdoar ao falharem. Assim, entram em um ciclo negativo, acreditando que se erraram, é porque não conseguirão realizar as suas metas, o que não é verdade. Posso te garantir que para alcançar qualquer tipo de objetivo, é fundamental lidar positivamente com os fracassos, pois, dessa forma, você poderá aprender e se desenvolver ainda mais.
Outro ponto a ser levado em consideração: permita-se correr riscos. Quando você se deixa correr riscos, automaticamente se prepara para enfrentar situações cada vez mais desafiadoras e, assim, se desenvolve mais. Por outro lado, se você ficar sempre fazendo o que considera confortável, não irá evoluir nunca. Ouse fazer coisas diferentes e caso o medo bata na sua porta, volte para a dica anterior e lembre-se que esse sentimento faz parte do processo.
Por fim, se você quer se tornar uma pessoa persistente, o que eu posso te dizer é: mantenha sempre um mindset de crescimento, isso fará com que você busque constantemente algo novo para que possa se desenvolver. Se melhorar 1% a cada dia, ao longo de poucas semanas, você alcançará um alto nível de desenvolvimento. Vá por mim, independentemente do que esteja fazendo, melhore sempre um pouquinho mais; em longo prazo, isso fará uma diferença enorme em sua vida.
Inspire-se nestas dicas e busque perceber que ser uma pessoa perseverante mudará os seus dias e potencializará o seu sucesso em todos os sentidos.