Colunas

Vivendo, fazendo negócios e amigos

Rubem Passos Segundo - Representante comercial, consultor, empresário e diretor da RP2 Soluções em Negócios

Vivendo, fazendo negócios e amigos
Coluna Business Bahia

Coluna Business Bahia

25/02/2024 4:30pm

Estava na piscina na casa de praia de amigos no Litoral Norte do nosso estado, quando um senhor, que acabara de chegar com a família para almoçar, acenou para mim, falou meu nome e, enquanto tentava lembrar de quem se tratava, falou:

 - Passos, não está me reconhecendo? Você vendia sacos de papel para a nossa empresa de supermercados, não lembra? Depois passou a vender um monte de produtos também!

Lembrei na hora: ele estava falando dos anos 1965/1966, quando eu, com 17 anos incompletos, iniciava a minha trajetória como vendedor! Ou melhor, vendedor-viajante. 

Nossa empresa, a R. PASSOS, foi fundada por meu pai em 1942 como firma individual, e foi lá que iniciei minha vida profissional em janeiro de 1965 por “opção” do meu pai, visto que eu acabava de ser convidado a deixar o Colégio Militar de Salvador, em pleno 1º ano científico (como era chamado). 

Realmente, eu não tinha vocação para a carreira militar e sequer sabia o que queria. Mas, ordem é ordem! Passei por uns meses de estágio como office-boy, auxiliar de escritório e, por fim, estagiário na área de vendas. Visitava com meu pai os seus clientes (na sua maioria grandes empresas), até que ele um dia me disse: “Você conheceu meus clientes. Agora faça os seus!”

Dos 16 aos 18 anos, viajava de ônibus, além de visitar um bom número de clientes em Salvador mesmo.

Aos 19 anos, mais uma surpresa para meus pais: decidi casar. O resultado? Quatro filhas muito amadas, quatro genros, seis netos queridos, um divórcio e um novo (e feliz) casamento, que me rendeu dois novos sobrinhos e duas netas de coração! 

Em 1978, aos 56 anos, meu pai nos deixou. Eu tinha 29. Senti-me sem chão. Sem bússola! Meu pai era um homem sem meios termos. Aprendi com ele que nós, vendedores, somos uma metade do negócio. A outra é o cliente. Simples assim: o negócio para ser bom, tem que ser bom para os dois lados! Ser afirmativo, sincero, conhecer o que vende, para vender bem. E mais! Trabalhar sempre com empresas e produtos excelentes!

Mas, vida que segue. De lá para cá, continuo vendedor. Vivendo, fazendo negócios e amigos por aí...

Representei grandes empresas (Toga, Meliita, Klabin, Ceval/Bunge, Seara, Germani, Alimba/Parmalat, Braun, Cinzano, San Remo, dentre outras...), com escritórios em vários estados. Fui distribuidor de produtos de consumo (Cisper, Seagram’s, Votorantim/Votocel, .... ), e editor de revistas de negócios ([B+]).

A primeira vez que saí de férias aconteceu após 30 anos de trabalho. Aliás, o que faço me dá mais prazer. Desejo permanecer nesta atividade até ficar velho. E isto, acho que ainda demora um pouco.

Em paralelo, fui presidente várias vezes e um dos fundadores da ADVB-BA – Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas da Bahia, abriguei no nosso escritório nos primeiros anos de sua existência na Bahia a JUNIOR ACHIEVEMENT Brasil, fui presidente do ICON – Instituto do Conhecimento, fundei e presidi durante 13 anos a Confraria Gastronômica PRESTIGE, reunindo amigos empresários que gostavam de cozinhar, comer e beber um bom vinho.