Colunas

Uma vida dedicada ao trabalho

Francisco Catelino - Advogado sócio do escritório Ayres, Catelino & Pimentel Advogados Associados

Uma vida dedicada ao trabalho
Coluna Business Bahia

Coluna Business Bahia

19/06/2021 1:35pm

Sempre fui um homem de hábitos simples, muitos amigos, voltado para família e para o trabalho. Me formei em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Filho de comerciante espanhol, comecei a trabalhar com carteira assinada aos 13 anos. Ainda muito jovem, ingressei no serviço público federal na UFBA, onde desempenhei variadas funções.

Fui assessor de diversos reitores, subchefe do Gabinete do Reitor, superintendente estudantil e Chefe do Gabinete da Vice Reitoria. Já no Governo da Bahia assumi os cargos de assessor-chefe da Secretaria da Fazenda e subsecretário em exercício da pasta. Na Prefeitura de Salvador, fui diretor-geral da Comunicação Social. 

Em minha trajetória na iniciativa privada, atuei como assessor jurídico da diretoria da Rede Bahia, assessor da diretoria da Rede Record, assessor da Diretoria da Construtora MRM, assessor da presidência da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), assessor da Presidência da Carballo Faro Import, diretor do Instituto dos Advogados da Bahia e Membro do Conselho Superior, IAB.

Fui ainda assessor da diretoria da Perini, da Faculdade Ruy Barbosa, do CETEAD e da mantenedora da Universidade Jorge Amado (UNIJORGE). Entre as minhas mais variadas participações em conselhos administrativos, são destaques o Conselho de Administração da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, o Conselho Curador da FUNOESP, o Conselho Administrativo de Construções Administrativas da Bahia (SUCAB) e o Conselho Social da Vida Universitária-UFBA.

No escritório de advocacia, ajudei a implementar uma sólida experiência na prática de planejamento e reestruturação empresarial, societária e tributária, posicionando as empresas para lidarem com a dinâmica de mercado, seja em recessão ou aquecimento, assessorando o desenvolvimento de negócios ou a sua readequação. 

Ainda que cientes de todas as turbulências dos últimos anos, conseguimos manter o foco e enfrentar esse período de crise com muito trabalho. Atualmente, o nosso país enfrenta uma transição que considero ser necessária. Reformas estruturantes estão sendo debatidas e, pouco a pouco, podemos identificar mudanças em premissas que fomentam a reforma do mercado e do ambiente empresarial, como um todo. 

Diversos títulos foram concedidos a mim em reconhecimento ao meu desempenho nessas diversas áreas ao longo da minha experiência profissional, entre eles: confrade da Base Aérea de Salvador; amigo da Associação Nacional dos Delegados da Policia Federal (ADPF); amigo da Fundação dos Deficientes do Sul da Bahia; amigo da Agência de Inteligência Brasileira (ABIN); amigo da Marinha; irmão da Santa Casa de Misericórdia; amigo do Sindicato dos Policiais Federais da Bahia (SINDIPOL); amigo da Policia Militar da Bahia e Medalha comemorativa dos 75 anos da CAAB- OAB-Ba.

Não gosto muito de falar de mim, mas se tem uma coisa que posso dizer é que tracei e baseei a minha trajetória na construção de pontes, visando fazer o bem para todos. Bom, esse sim é o meu grande legado.