Me chamo Flávio Corrêa Lordello, natural de salvador e filho de um engenheiro civil e uma assistente social. Desde muito cedo sempre interagia nas questões relacionadas à engenharia, inventividade, criatividade, uma vez que tento meu pai como o seu pai, meu avô, viviam consertando coisas.
Meu pai, hoje aposentado, era funcionário da Petrobras, e nas décadas de 80 e 90 tínhamos colônia de férias da RLAM, onde vivia aquele ambiente voltado para a engenharia, não deu outra. Acabei escolhendo minha profissão desde cedo, e ainda na escola já almejava o segmento que prestaria vestibular, Engenharia Civil.
Em 1999 prestei vestibular e fui aprovado na UFBa, onde me formei em 2006, no entanto, desde cedo já trabalhava no segmento de Engenharia. Comecei minha vida profissional em um dia 16 de dezembro de 2001 como estagiário da MANA Engenharia e Consultoria Ltda, onde me transformei em Técnico de Planejamento e, mais tarde ao formar, Engenheiro de Planejamento.
Sempre tive bons professores, posso citar alguns deles que, além de meu pai (Nathanael Gomes Lordello), ajudaram a forjar minha carreira voltada para a disciplina, organização, criatividade, obstinação e determinação, sempre sendo correto em qualquer circunstância. Roberto Pena, Carlos R. Lipiarski Juliano, Ana Rosa Sardinha, Roberto Soji Kitaoka, César Cardoso, Luiz Carlos Fontenelle, Mary Pereira são alguns nomes que destaco ainda na época da Mana Engenharia e, assim como outros que não citei, me ajudaram muito a ponto de meu destaque checar ao conhecimento de uma das maiores organizações de engenharia do mercado, a Construtora Queiroz Galvão, onde fui recrutado por Marcos Maia.
Ingressei na Queiroz no final de 2006 com o desafio de crescer, e tive o incentivo e apoio de todos os citados acima. Chegando em outro universo corporativo, amplo, desafiador e vasto, participei de uma obra de 50 mi, Substituição dos Braços de Carregamento do TEMADRE (Transpetro) como coordenador de planejamento, gerenciada pelo colega Carlos Henrique Passos, um professor em gestão e administração contratual, finalizamos a obra no prazo, com aditivos necessários e com um resultado acima do esperado pela organização.
No final de 2008 fui recrutado para a sede onde trabalhei em muitos orçamentos bilionários, um deles vingou em uma obra belíssima de quase 1 bilhão de reais, o Contrato do Off Site da Carteira de Diesel (Petrobras), também como coordenador de Planejamento, onde atuei em conjunto com os demais gestores até 2011, tendo promoções semestrais reconhecidas por Marcos Maia e Ramon Fernandez, além de Flávio Pimentel.
Prestei concurso para a Embasa em 2009, sendo aprovado e convocado em 25 de dezembro de 2010, um presente de natal, onde ingressei em 11 de janeiro de 2011 iniciando minha jornada no parque da Bolandeira, no bairro da Boca do Rio, em Salvador.
Na Embasa comecei como Analista de Saneamento e logo com 6 meses me tornei coordenador de Orçamento de Obras. Em 2012 me tornei gerente de divisão e em entre 2013 e 2014 era gerente da unidade de Orçamento de Obras e Apoio a Editais, onde fui parte integrante da reformulação da tabela de preços, composições, atendimento a requisitos legais, SINAPI, publicação na internet e muitas outras melhorias necessárias na oportunidade.
Entre 2014 e 2017 atuei como assessor da Diretoria Técnica e de Planejamento da Embasa, onde participei ativamente da estratégia da organização, migrando então para atuar como gerente operacional da Unidade Regional da Federação, responsável pelos serviços de água e esgoto de mais da área mais tradicional de Salvador, que vai do bairro do Comércio até o bairro do Itaigara.
Não demorou muito e, após 6 meses me tornei o gerente geral da unidade, onde atuei de 2018 a 2020, levando a unidade ao topo de metas e resultados por 2 anos consecutivos, credenciando a participação no prêmio PNQS, da FNQ, Fundação Nacional da Qualidade, que infelizmente não foi possível devido à pandemia.
Fui convidado a assumir a Superintendência de Produção de Água e Esgotamento Sanitário da RMS, onde atuei entre 2020 e final de 2021 em plena pandemia e mesmo contraindo covid em época que não tínhamos vacinas, pude vencer obstáculos além daqueles que esperava, sendo reconhecido pela Defesa Civil da Prefeitura Municipal de Salvador com uma Comenda em reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos à frente da área operacional da Embasa em Outubro de 2021 pelo Diretor Geral Sosthenes Macedo, um orgulho pois fui o único empregado da Embasa que recebi esta honraria, ou qualquer outro reconhecimento da prefeitura em mais de 20 anos.
Ao final de 2021 fui convidado para assumir a Diretoria de Gestão Corporativa da Embasa, onde ingressei no início de 2022 e desenvolvi trabalhos voltados ao desenvolvimento institucional, cultura organizacional, compras de insumos e materiais corporativos e para operação, obras, além de desenvolver programas na Universidade Corporativa.
Um dos maiores trabalhos desenvolvidos foi a construção, e implantação, da 1ª Política de Equidade, Diversidade e Inclusão da história do saneamento nacional, sendo modelo para muitas outras empresas públicas, privadas reconhecida com prêmios e selos, como por exemplo o Selo Lilás do Governo do Estado da Bahia.
Deixei a diretoria em Abril de 2023 com sentimento de dever cumprido a frente da pasta que era uma área desafiadora de gestão coorporativa, institucional, deixando um plano de trabalho, e gestão, bem estruturado com desafios e metas para alcançarmos no curto, médio e longo prazo, além de projetos desenvolvidos em benefício da comunidade embasiana, da sociedade baiana e dos negócios junto ao mercado, uma vez que a embasa contrata mais de 6bi por ano em contratos, apenas via Diretoria de Gestão Corporativa.