Colunas

Um ser humano em construção e sempre em busca de aprendizado

Agnaluce Silva - Farmacêutica Bioquímica e Gestora Regional Nordeste do Grupo Sabin

Um ser humano em construção e sempre em busca de aprendizado
Coluna Business Bahia

Coluna Business Bahia

31/07/2021 10:30am

Eu sou AGNALUCE, uma junção sonora e única dos nomes dos meus pais: AGAMENON e MARLUCE. Sou a mais velha de 4 filhas mulheres, e nasci de pais muito jovens e responsáveis. SUPER PAIS, que desde cedo focaram na educação das filhas, entendendo que esse é o maior legado que pode deixar: seres humanos de caráter e bem educadas. Em uma casa com 5 mulheres e apenas meu pai de homem, crescemos empoderadas e isso nos norteou para lutarmos pelos nossos ideais desde cedo.

A cidade de origem da minha família é Piritiba, na Bahia, com cerca de 15.000 habitantes. Entretanto, nasci em Feira de Santana, pois na época do meu nascimento, meus pais decidiram viajar até a maior cidade do interior do estado para que eu nascesse aos cuidados de uma parteira de confiança, na casa da minha avó. 

Nunca gostei de me acomodar, e sempre tive muita curiosidade para desvendar a vida e criar oportunidades. Com o passar do tempo, fui mudando de cidades, sempre no intuito de estudar e, com isso fui fazendo o meu caminho e prosperando com um olhar de curiosidade do mundo e tudo que tinha por vir.   

Minha trajetória foi realizada com muitos pequenos passos, que foram se somando, e quando olho para trás, vejo que foi uma boa caminhada. Não senti que esses passos tenham sido difíceis, mas sei que fui sonhando e construindo na minha cabeça e foram acontecendo. Tive grandes conquistas nesse caminhar, fiz faculdade de Farmácia bioquímica na UFBA, pós-graduação (mestrado e doutorado) na USP, um MBA de gestão em saúde na FGV, que sempre tinha sido um sonho a junção da carreira técnica com a de gestão e uma Pós em negócios na FDC- Fundação Dom Cabral. Formei auditora de qualidade e fundadora do primeiro e melhor programa de qualidade para laboratórios de análises clínicas da América Latina, PALC- SBPC , criei a minha empresa Moreira& Estrella , fundei o Núcleo de Inovação e Pesquisa- NIP, que desenvolve pesquisas em inovações em saúde com publicações e trabalhos premiados em revistas de alto impacto científico, brasileiras e internacionais , sou executiva do Grupo Sabin responsável pelo Nordeste, uma empresa com alma que sempre admirei e vi crescer, passando a ser uma das maiores da área no Brasil.

Recentemente fui convidada para ser associada do Monte Tabor, o que me deu muito orgulho e felicidade, pois sempre fui uma fã da obra. Contribuir para o crescimento e sua perpetuidade, com certeza é um elixir para minha alma filantropa.

Ao longo de toda caminhada, adquiri muitos aprendizados, comecei a entender que algumas perdas são necessárias na nossa trajetória, que a firmeza das ações é muito importante e que precisamos saber dizer não. Aprendi também que é preciso desapegar e deixar ir o que não floresce mais e que precisamos ter coragem todos os dias para “tirarmos os nossos sonhos da gaveta”, como bem diz a Janete Vaz, uma das fundadoras do Sabin.

Sempre tive muita dificuldade em encerrar alguns ciclos, pois todos eles me trouxeram felicidades, aprendizados e grandes desafios. Muitas pessoas me ajudaram nesse caminhar, me fizeram crescer, e tiveram um papel determinante na minha formação pessoal e profissional. Afinal, como diz o escritor americano Jim Rohn, nós somos a média das cinco pessoas com quem passamos mais tempo.  

Meu percurso profissional é marcado por passos dados com entusiasmo e foco em ser melhor constantemente. Levo comigo a busca pelo conhecimento, e a vontade de ser conhecedora da área que atuo. 

Tenho ciência de que estou em constante construção. Levo comigo, a vontade de aprender o novo, sempre respeitando a minha história e relembrando o meu passado, que tiveram uma contribuição essencial na construção do meu caminho até aqui. Planejo a minha vida me entregando completamente aos meus sonhos e aspirações. Atualmente estou apaixonada por estudar novos modelos de negócios e inovações em startups, buscando enfrentar os desafios do presente e antecipar os cenários futuros.

Parafraseando o poeta cubano José Martí que "Há uma coisa que um homem deve fazer na sua vida: plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. "Já plantei uma arvore, ainda não escrevi meu livro sozinha, mas vou ensaiando como coautora em algumas publicações como:

PROGRAMAÇÃO ARQUITETÔNICA DE UNIDADES FUNCIONAIS DE SAÚDE Volume 2 – Internação e Apoio ao Diagnóstico e à Terapia /SOMA SUS Ministério da Saúde

Diretriz de Patologia Clínica/ Medicina Laboratorial da SBC- Sociedade Brasileira de Cardiologia 

BOOK - Gestão de Custo por plano-sequência em Laboratório Clínico,

MANUAL DE CONDUTAS CLÍNICAS EM DISLIPIDEMIAS-

Tania Leme Da Rocha Martinez 

E em breve, saindo o meu como autora principal, mas o ter um filho, esse ficarei devendo, mas darei luz a mim mesma para construir um mundo melhor para todas as gerações que há de vir.

Refletindo a minha vida vejo que estou no caminho certo, sou muito grata pois faço o que amo, tenho uma família e amigos maravilhosos e percebi o quanto isso foi importante nos últimos 18 meses, e quanto o proposito da empresa que trabalho, que é “Inspirar pessoas a cuidar de pessoas”, fez tanto sentido. Entendo como é importante que os nossos propósitos estejam em alinhamento. Fico muito feliz em levar um alento e cuidar das pessoas em um momento tão difícil. Como é satisfatório saber que podemos fazer a diferença. Nesse período conheci muita gente que entrou no meu caminhar e dentre eles, o Carlos Falcão e os amigos do grupo Business Bahia, que é composto de mais de 250 empresários e gestores baianos que trabalham de forma incessante com o objetivo de contribuir para melhorar o ambiente de negócios em nosso estado, apoiando inclusive ações sociais de grande relevância. Dentre essas ações, a campanha Made in Bahia, que tenho o orgulho de participar, pois defendemos a valorização dos produtos e serviços baianos. Sou grata também por ter me aproximado da Veronica Villas Boas e da Lets Go Bahia, uma guerreira que não cansa de evidenciar a nossa Bahia para o Brasil e para o mundo. Agradeço ao Business Bahia e a Lets Go pela oportunidade de compartilhar essa minha história e a minha incessante busca de encontrar o equilíbrio entre os extremos de uma rotina corrida e o desejo de se sentir plena em todas as áreas da minha vida, e assim vou sendo MUITO FELIZ no meu caminhar.