Colunas

Um apaixonado pelo Direito Tributário

Marcelo Nogueira Reis - Advogado, sócio e Coordenador Tributário do Escritório Nogueira Reis Advogados

Um apaixonado pelo Direito Tributário
Coluna Business Bahia

Coluna Business Bahia

26/06/2021 2:00pm

Acho que a advocacia já estava "na veia" por conta de meu pai, advogado que, por coincidência, abriu o escritório dele exatamente em 1966, ano em que nasci. Até tentei mudar esta história, já que o meu primeiro vestibular foi para medicina, mas o destino não quis que eu fosse médico - perdi o vestibular, e, então, fui ao encontro do que verdadeiramente seria a minha vocação: o direito! E foi lá, na Universidade Católica de Salvador (UCSAL), que acabei me dobrando aos encantos do Direito, certo de que, mais uma vez, o destino me ajudou, pois tive a honra e alegria de ter meu pai como meu professor de Direito Financeiro/Tributário - e acho que foi aí que tudo ficou completo. 

Me apaixonei pelo Direito Tributário e nunca mais exerci outro ramo do Direito. Contudo, devo confessar que, antes desta “paixão”, eu não era lá tão bom aluno na faculdade. Fui o conhecido “esforçado”, que não perdia matéria, passava em tudo, mas sempre com um sofrimento... E, apesar do escritório do meu pai, eu somente iniciei o estágio lá no finalzinho do curso, pois preferi, antes, trabalhar por um ano no antigo Shopping Iguatemi como vendedor, sendo esta uma experiência única e que com certeza me ajudou muito na parte comercial. 

Faltando um ano para me formar, então, resolvi “meter a cara no estudo”, e o faço até hoje. Estudei e ainda estudo muito. Desde o início tentei fazer diferente, pois, ao invés dos cursos usuais de Direito Tributário, eu procurava fazer treinamentos com os professores de contabilidade, auditores fiscais do estado, município, Receita Federal e INSS, e tenho certeza de que esse foi um grande diferencial em minha formação. Aprendi a entender "o detalhe", a pensar como o Auditor Fiscal pensa, a raciocinar as regras da Contabilidade, analisar cada número e demonstrativo anexados aos autos de infração e, em termos de Direito Tributário, com certeza esta formação prática me ajudou sensivelmente. Nesse contexto, friso que a minha ligação com a classe contábil também sempre foi muito intensa e que aprendi muito com eles durante todos estes anos. Tive, inclusive, a honra de receber, pelo CRC-BA (Conselho Regional de Contabilidade da Bahia), em 2017, o Título de “Contador Honorário”, do qual tenho muito orgulho, pois poucos foram os Advogados agraciados com tal honraria. 

Posso dizer que realmente sou um advogado na real definição da palavra. Sou apaixonado. Não paro de pensar nos processos. Durmo e acordo pensando na melhor solução para o caminho da vitória, na estratégia mais eficiente. Sofro com os problemas de meus clientes e é exatamente por isto que tento dar o meu melhor, inclusive no aspecto psicológico, já que não são raras as vezes que o cliente já está desesperado com os muitos excessos do Fisco, e o meu otimismo, com certeza, passa o conforto que ele precisa para seguir na luta confiante e de cabeça erguida, pois sabe que o advogado dele fará de tudo para obter um resultado positivo. 

Como diz uma conhecida canção, "ganhar ou perder... faz parte", mas não pode faltar luta e dedicação. Em minha trajetória, sempre tive como direção estar ao lado das entidades empresariais, lutando junto com elas, e se alguém me pergunta qual o meu "currículo", eu digo, com muita honra, que sou Consultor Tributário da Associação Comercial da Bahia - ACB; da Federação das Indústrias do Estado da Bahia-FIEB; FECOMÉRCIO-BA; ADEMI-BA; que hoje ocupo a Vice-Presidência do Fórum Empresarial da Bahia e sou o Presidente do Conselho Jurídico da Frente Parlamentar do Setor Produtivo, criado na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. Também atuei por um ano no CARF (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), em Brasília, indicado pela FIEB, representando a Confederação Nacional da Indústria-CNI, defendendo os interesses das entidades empresariais nos processos tributários lavrados pela Receita Federal. Este é o meu "currículo", com muito orgulho! 

Graças a Deus, conseguimos formar uma equipe de muito valor, com advogados que iniciaram no escritório como estagiários e atualmente são meus sócios e amigos. Posso dizer que, hoje, tenho uma equipe de AMIGOS, todos preparados para esta incansável luta que é "brigar" com o Fisco. Não é fácil! Estou nesta luta há 35 anos! O Nogueira Reis, ao longo dos anos, tem conquistado vários prêmios na Advocacia Tributária nacional e hoje faz parte da maior Aliança de Escritórios de Advocacia do País (ALAE – Aliança de Advocacia Empresarial), incluindo mais de 08 (oito) países.

Esta foi um pouco da minha história, que se confunde em muito com o do NOGUEIRA REIS ADVOGADOS (temos a mesma idade, repito!!), e continuarei com a minha missão, que é a de ajudar a melhorar o ambiente empresarial na Bahia.

Muito obrigado a Let's Go Bahia e ao Grupo Business Bahia por me permitirem compartilhar um pouco desta minha trajetória.