Colunas

Todo mundo quer gelo, duro é encher a forminha

Nilton Teixeira Sampaio Filho – 54 anos - Administrador, graduado também em Processamento de Dados. Pós-graduado em Organização & Métodos e MBA em Gestão Empresarial

Todo mundo quer gelo, duro é encher a forminha
Coluna Business Bahia

Coluna Business Bahia

20/11/2021 1:00pm

Vieirense raiz, aos 16 anos fui aprovado nos vestibulares de Processamento de Dados, Engenharia Civil e Matemática, onde acabei optei nos idos de 1984 pela inovadora área de informática. Estagiário, programador, analista, formado aos 19 anos, pós-graduado e, aos 22 anos de idade, tornei-me chefe de CPD (isso mesmo, Centro de Processamento de Dados) da Sisalana, belíssima indústria exportadora beneficiadora de sisal.

Não tenho dúvidas de que os 5 anos seguintes de Sisalana me trouxeram, além da paixão pela indústria, o aprendizado in loco que a inspiração sozinha pouco fertiliza. Descasada da transpiração, do esforço e labor com certeza se mostrará estéril. 

Passei então a ter professores, não de sala de aula, de Liderança.

Hoje, na condição de gestor, vejo a marca indelével do aprendizado com meu então diretor Dr. Djalma Falcão. E, dentre suas lições (e exigentes cobranças), carrego o saber da Liderança pelo Exemplo, fortemente presente quando comumente sou o último a sair de minha fábrica. Coube a Dr. Djalma também, a exigente cobrança pela graduação em Administração de empresas, algo que norteou minha trajetória profissional, casada com a proposta de meu pai para assumir um braço inovador do negócio da família: uma indústria de gelo. Larguei a atividade meio para ir para a atividade fim. Desse momento até hoje se passaram 28 anos.

Em dezembro próximo, nossa organização completa 51 anos de atividade empresarial. Certamente, se morador da Grande Salvador, você já consumiu ou fez uso de nosso principal produto. O Frigorífico Garcia se transformou na mais tradicional indústria de gelo da Bahia: o Gelo Garcia. O braço inovador se transformou no braço principal.

O roteiro de minha carreira traz palavras como: dedicação, resiliência, perseverança, paixão pelo que faço e respeito ao cliente. Lições aprendidas através de dois outros belíssimos professores: Luis e Nilton Sampaio, que com certeza hoje vibram em forma de energia com seu aluno. Ambos diariamente me inspiram a continuar traçando uma linha reta de conduta empresarial. E o Gelo Garcia deixou de ser minha sala de aula para ser a minha casa, minha vida.

Nada supera o trabalho. O sucesso deriva sim de esforço e repetição. Haja suor. Quem fertiliza a inspiração é a transpiração. Empreender é uma opção de vida. Carregamos repetidamente em nossos caminhões a nossa estreita ligação com a alegria de festas, comemorações, diversão, serviço e felicidade. Que bom!

Como diz o ditado: “A verdade é que todo mundo quer gelo, mas ninguém enche a forminha”. Permita-me um conselho: se quer algo encha sua forminha todos os dias.

Eu literalmente o faço.