Colunas

Sinfônica Garcia D’Ávila faz última apresentação de 2023 neste sábado em Praia do Forte

Sinfônica Garcia D’Ávila faz última apresentação de 2023 neste sábado em Praia do Forte
Marcello Fontes

Marcello Fontes

14/09/2023 4:05pm

Para encerrar as atividades da primeira fase do projeto, a Sinfônica Garcia D’Ávila se apresenta no próximo sábado, dia 16 de setembro, às 11h, na centenária gameleira do Castelo Garcia D’Ávila, em Praia do Forte (Mata de São João).

O castelo é um importante símbolo do início da colonização e povoamento do Brasil e nos últimos anos tem sido palco para inúmeras atrações culturais, movimentando, desta forma, as atividades artísticas e econômicas da região.

Sob o comando do contrabaixista, compositor e maestro baiano Luciano Calazans, cerca de 40 estudantes de escolas públicas de Mata de São João - entre 10 e 17 anos de idade – estarão tocando clássicos do cancioneiro popular brasileiro.

No repertório, músicas como Puxa a corrente do mar marinheiro, Ouvi dizer, Pesadão, Caderno, Beija-flor, Anunciação, Ai que saudade d’ocê, Amado, Leãozinho, dentre outras pérolas da MPB.

A Sinfônica Garcia D’ávila é um projeto realizado pela Fundação Garcia D’Ávila. Em dois dias da semana, às quartas e sextas, no contraturno da escola, crianças e adolescentes de Praia do Forte, e seu entorno, recebem aulas de violino, violão, metalofone, teclado e outros instrumentos musicais.

As aulas são gratuitas e ministradas pelos professores Luciano Afro, Nicodemos Figueiredo, Jocimar Moura e o maestro Luciano Calazans. A coordenação geral é de Thaise Costa.

O evento deste sábado (16) é um projeto da Fundação Garcia D’Ávila, com patrocínio do Hiperideal e do Governo da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

No dia do evento, vai ser disponibilizado transporte gratuito, saindo da entrada da vila de Praia do Forte. O primeiro horário será às 10h. Na volta, a última van sai do castelo às 13h30.