Para encerrar as atividades da primeira fase do projeto, a Sinfônica Garcia D’Ávila se apresenta no próximo sábado, dia 16 de setembro, às 11h, na centenária gameleira do Castelo Garcia D’Ávila, em Praia do Forte (Mata de São João).
O castelo é um importante símbolo do início da colonização e povoamento do Brasil e nos últimos anos tem sido palco para inúmeras atrações culturais, movimentando, desta forma, as atividades artísticas e econômicas da região.
Sob o comando do contrabaixista, compositor e maestro baiano Luciano Calazans, cerca de 40 estudantes de escolas públicas de Mata de São João - entre 10 e 17 anos de idade – estarão tocando clássicos do cancioneiro popular brasileiro.
No repertório, músicas como Puxa a corrente do mar marinheiro, Ouvi dizer, Pesadão, Caderno, Beija-flor, Anunciação, Ai que saudade d’ocê, Amado, Leãozinho, dentre outras pérolas da MPB.
A Sinfônica Garcia D’ávila é um projeto realizado pela Fundação Garcia D’Ávila. Em dois dias da semana, às quartas e sextas, no contraturno da escola, crianças e adolescentes de Praia do Forte, e seu entorno, recebem aulas de violino, violão, metalofone, teclado e outros instrumentos musicais.
As aulas são gratuitas e ministradas pelos professores Luciano Afro, Nicodemos Figueiredo, Jocimar Moura e o maestro Luciano Calazans. A coordenação geral é de Thaise Costa.
O evento deste sábado (16) é um projeto da Fundação Garcia D’Ávila, com patrocínio do Hiperideal e do Governo da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.
No dia do evento, vai ser disponibilizado transporte gratuito, saindo da entrada da vila de Praia do Forte. O primeiro horário será às 10h. Na volta, a última van sai do castelo às 13h30.