Colunas

Servir ao próximo, buscando justiça

Luiz Coutinho – advogado criminalista e presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia - CAAB

Servir ao próximo, buscando justiça
Coluna Business Bahia

Coluna Business Bahia

17/07/2021 10:00am

Sempre fui pautado pelo valor do servir. Hoje, com quase 25 anos de carreira na advocacia criminal, posso dizer que colho os frutos das sementes que plantei ao longo da vida. 

Contei com o apoio incondicional da família para as escolhas que fiz, e uma delas foi o Direito. Ainda quando era apenas um jovem estudante, tive a oportunidade de ver de perto a atuação do professor Edson O‘Dwyer em um tribunal do júri, há 27 anos. Percebi naquele momento que tinha encontrado inspiração e o caminho que eu seguiria no Direito: a advocacia criminal. 

Claro que foram inúmeras batalhas para chegar onde cheguei. Mas devo as conquistas da minha vida à disciplina, persistência, sempre com respeito ao próximo, valores que herdei dos meus pais.  

Acredito que, quando somos movidos pela paixão e por causas nobres, os resultados positivos chegarão, mais cedo ou mais tarde. Reforço esse aspecto da minha vida, pois a escolha de seguir carreira na advocacia criminal está em total consonância com a minha formação pessoal. 

Os advogados criminalistas atuam pelo direito à ampla defesa do cidadão. Estão na linha de frente na luta pela manutenção do Estado Democrático de Direito, seguindo o dever central de toda a advocacia, que é a nobre causa de buscar a Justiça.

Em paralelo aos tribunais, segui estudando: fiz mestrado, doutorado e pós-doutorado. Sou professor universitário de Direito Penal, publiquei livros e encontrei outros caminhos importantes nessa trajetória. 

Minha atuação profissional me levou também à militar pela causa da advocacia. Busco contribuir, enquanto dirigente de classe, para que meus colegas possam exercer sua profissão com liberdade. Sempre tive o entendimento de que o papel da OAB é a defesa da advocacia, e fazendo parte da gestão, enquanto presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia – CAAB, pude acompanhar de perto essa dedicação.

Neste ano de 2021, encerro o meu segundo e último mandato como presidente CAAB. Tive a honra de presidir essa instituição sólida, que resguarda um compromisso social, em dois marcos temporais significativos: os aniversários de 70 e de 75 anos. Quis o destino que os 75 anos completados em maio pela nossa entidade ocorresse em meio a um dos momentos mais difíceis enfrentados pela humanidade.

Como em muitas outras atividades, a pandemia atingiu em cheio a advocacia, deixando muitos colegas sem conseguir trabalhar. Tivemos que, no âmbito da missão da Caixa de Assistência, desenvolver programas de auxílio, para que os colegas sanassem suas necessidades básicas. Nossa gestão nunca poupou esforços para apoiar a advocacia e não seria diferente agora. 

Nesse caminho, volto a dizer que meu guia principal foi o valor do servir, que sempre levo comigo, aonde quer que eu vá. Tenho, nesse processo, um apoio essencial, que é a presença de Leila Coutinho, minha companheira de vida, mãe dos meus filhos, Ludmilla e Luizinho, a quem busco transferir todos esses valores e aprendizados que obtive ao longo dos anos. 

Sabemos que o cenário é ainda incerto e as dificuldades não cessaram. Mas acreditamos na força da união. É essa a engrenagem da vida em momentos difíceis: saber que podemos contar com o outro para nos apoiar. Acredito que, em breve, superaremos esse momento turbulento, para podermos retomar a normalidade das nossas vidas. E, quando tudo isso passar, ainda teremos um ao outro para nos apoiarmos e seguirmos em frente rumo a novos desafios.