Foto: Nomads Creative Agency
O centro comercial de Salvador passará a contar, a partir do dia 8 janeiro, com um renomado empreendimento do mundo do churrasco: a Toca do Cobra. Após quatro anos de sucesso em Ondina, o restaurante chega à Rua Alceu Amoroso Lima, nº 789, Caminho das Árvores, com projeto harmonizado à natureza e proposta de uma nova experiência, que promete revolucionar o conceito de churrascaria, instalada em um espaço urbano privilegiado da cidade.
Para o chef Antônio Carlos Lecto, conhecido como Cobra, a mudança de endereço consolida o modelo de negócio inovador no mercado gastronômico baiano. “A nossa expectativa é poder trazer serviço, uma boa comida, um bom ambiente, uma boa música e conforto para o nosso cliente. Isso é a Toca do Cobra! Pega a visão, minha rapaziada”, afirma.
O novo espaço conta com projeto assinado pela arquiteta Marina Cunha e dispõe de um conceito inédito na cidade, com a natureza integrada ao salão principal. O portal de entrada consiste em um bambuzal urbano: projetada pelo Canopée Atelier, a estrutura tem 6 metros de altura e é composta por mais de 500 hastes de bambu miri, uma adaptação da instalação que integrou a Praça Área Verde da Casacor Bahia 2024.
Como explica um dos sócios do restaurante, Clínio Bastos, a escolha do novo endereço da Toca do Cobra levou em consideração aspectos como acessibilidade, proximidade com o público e a interação com o meio ambiente. “A gente, seguramente, vai ter um dos espaços mais bonitos de Salvador, no que tange o respeito à natureza”, conta, ao ressaltar que um agrônomo foi contratado para avaliar as árvores e que a iluminação natural foi mantida, assim como a proteção das raízes.
Com 20 anos de história na profissão e uma paixão declarada pela arte de cozinhar, o chef Cobra revela que quando ainda trabalhava como roadie de bandas, assar carnes já era mais que um hobby. “A gente já viajava com uma churrasqueira no bagageiro do ônibus e aí eu fui estudar o princípio de tudo, o fogo. Sou fascinado pelo fogo”, detalha.
De lá para cá, as técnicas foram sendo aprimoradas e poderão ser apreciadas pelo público, no centro comercial da cidade: “a gente traz na bagagem toda a experiência de quatro anos de sucesso, junto com a Camarote Marketing, toda essa expertise de serviço, de entretenimento, de atendimento, de técnicas de cocção e defumação da carne. A Toca não tem cliente, a toca tem fãs, pois o que a gente faz é arte, não é simplesmente um churrasco”.
E além do novo espaço, a Toca do Cobra celebra seu novo endereço com cardápio repleto de pratos, considerados pelo público como uma experiência gastronômica única, e de novas receitas. “A gente tem o projeto de trazer um prato por mês, um corte de novidade, uma receita, um assado novo, trazendo técnicas de defumação, de cocção, de preparo, com todo o diferencial da Toca para o nosso cliente”, adianta.
Dentre os destaques do restaurante, estão: as baguetes, como a de copa-lombo suíno, que leva oito horas defumando e 16 horas assando; a costela que passa por três processos, sendo defumada, assada no fogo do chão e finalizada no bafo; e o cupim, que leva oito horas assando e três horas defumando, sendo finalizado com a pasta de alho da casa, para dar cremosidade e encorpada no sabor defumado.