Colunas

Resiliência e perseverança: sinônimos de sucesso

Por Eduardo Magalhães, administrador e empresário

Resiliência e perseverança: sinônimos de sucesso
Coluna Business Bahia

Coluna Business Bahia

01/09/2024 12:20pm

Administrar e empreender foram competências estimuladas em minha vida desde pequeno. Nas férias escolares eu ia nos primeiros dias para a empresa de meu pai Dilson Magalhães em Camaçari para entender, dar valor e ver na prática a vida como ela era. Tive uma criação em que tudo que era dado a mim e a meus irmãos tinha que ser conquistado, tinha que ser valorizado, e sempre pautado na humildade que era marca característica de meu pai.

Comecei a trabalhar com 17 anos como estagiário em manutenção de computadores em uma empresa que prestava serviços para a Oi Telecomunicações, para poder ter uma renda maior que a mesada, que era bem regrada. Em 1998 fiz vestibular focado nas faculdades para o curso de Administração de Empresas, algo que sempre quis e sonhei. Na época pude escolher cursar na antiga Unifacs, onde fiz também MBA em Finanças Corporativas e Gestão Empresarial. De 1999 a 2003 foram anos que serviram para discernir o verdadeiro sentido da profissão. Nesse ínterim Trabalhei na OI telecomunicações como atendente de telemarketing, no antigo BBV – Banco Bilbao de Vizcaya na área de normas e procedimentos, depois em uma empresa de consultoria na área hospitalar e foi após essas experiências que definitivamente percebi que meu perfil era mais de empreender.

Em 2003 veio o primeiro desafio como empresário gerindo um Posto de Combustível em sociedade com meu irmão. Em 2005, de forma inesperada, veio o convite para participar de uma Gestão Pública e acabei sendo nomeado Coordenador de Iluminação Pública no Município de Camaçari. Em 2006 exerci um dos cargos mais importantes da minha vida que foi minha nomeação como Secretário de Serviços Públicos do Município de Camaçari. Foram sete anos de muitas realizações, conquistas e conhecimento e que deixou um aprendizado fundamental em minha vida: que o mundo privado é muito destoante do Público. Com orgulho e dedicação eu pude experimentar as duas vivências e isso engrandeceu meu conhecimento sobre o mundo empresarial.

Diante desse cenário tomei a decisão mais importante e decisiva em minha vida, eu realmente queria ser empresário, empreendedor, gestor. Nunca me contive em ficar apenas em uma atividade e a inquietude que é característica própria sempre permeou minhas ações e, quando aparecia alguma oportunidade, eu sempre estava aberto a aceitar o desafio. Nesse percurso tive várias empresas, vários negócios, vários sócios, e nem sempre esse caminho foi “regado a flores”, quer tenha sido por imaturidade ou por não fazer uma análise mais apurada do que estava entrado ou por não escolher as pessoas corretas para caminharem comigo. Fica a certeza de que foi tudo parte do aprendizado e desafios do que escolhi para minha vida profissional.

Estrategicamente eu optei por não “colher os frutos de uma mesma cesta”, sempre pulverizei os meus negócios, por oportunidade ou por precaução, e essa ainda é uma dúvida recorrente na minha vida profissional. Entre concentrar os esforços em um negócio e talvez ter crescido mais nele ou ter vários investimentos menores, considerando que quando uma diminui a outra compensa, quando uma não dá, tem outras para suprir? Na pandemia sem dúvidas a minha estratégia me ajudou bastante, mas realmente tenho essa grande incógnita dentro de mim.

Hoje sou empresário em diversos ramos: restaurante, combustíveis, lotérica, patrimonial e academia. Como empresários sabemos os desafios e as dificuldades no país que vivemos para termos um negócio e dar certo. São muitas nuances e obstáculos que estão no meio do caminho, temos uma carga tributária elevada, diversos encargos financeiros, a justiça trabalhista, etc. Mesmo assim eu sempre falo que o importante e fundamental é fazer algo que lhe dê prazer e felicidade ao sair de casa para trabalhar. Claro que todo dia haverá problemas e desafios, mas é preciso fazer o que gosta, pois com a cabeça focada e realizada a facilidade para ultrapassar esses obstáculos será mais natural.

Encerro homenageando e agradecendo ao meu Pai e Herói pelo legado na formação do meu caráter e dos aprendizados que ele deixou em minha vida profissional.