Filho de uma mineira com um cearense, nascido e criado em Salvador, sempre brinco que sou um verdadeiro “Soteromineiraense”. Acredito que essa diversidade contribuiu para que eu convivesse e tivesse grandes exemplos sobre o melhor de cada cultura regional: A criatividade inovadora do soteropolitano, o empreendedorismo do mineiro e a inteligência do cearense. Desde muito jovem, sempre fui aficionado por jogos de gestão onde eu tinha que administrar o marketing, o financeiro, o RH e a operação de parques de diversão, companhias aéreas, restaurantes, hotéis, supermercados e passava horas estudando as melhores formas de ter eficiência, eficácia e efetividade nesses jogos.
Minha formação em Administração de Empresas me proporcionou uma base sólida nas áreas de gestão, empreendedorismo e marketing, mas foi durante um intercâmbio em Cambridge, em que estudei Business e Relações Internacionais, que minha vida realmente mudou. Em Cambridge, tive a oportunidade de fazer amizades com pessoas do Brasil e de várias partes do mundo, o que ampliou minha visão sobre negócios e culturas.
Ao retornar ao Brasil, comecei a trabalhar na JABS Consultoria de Seguros, uma empresa focada em seguros e resseguros de grandes riscos. Desde o início, percebi a importância do espírito associativista, algo que foi reforçado pela longa carreira de meu pai como gerente comercial da MDias Branco e sua atuação na ABASE. Com essa influência e meu comportamento empreendedor, identifiquei um problema no mercado de seguros para supermercados: não havia consultorias especializadas ou seguradoras com expertise e foco nesse segmento.
Determinado a preencher essa lacuna, firmei uma parceria com uma seguradora japonesa, referência mundial no setor. Entre 20 a 25 anos eu sentava na mesa para negociar com alguns dos maiores empresários e negociadoras da Bahia. Em apenas um ano, nos tornamos líderes regionais de seguros para supermercados, atendendo grandes redes como Atacadão Atakarejo, Atacadão Centro-Sul, HiperIdeal, Mix Bahia, Itão em Itabuna, Codical em SAJ e diversas outras redes regionais.
Foi trabalhando com Seguros que aprendi a vender, já que é um dos produtos mais difíceis de vender, pois você está vendendo algo que caso algo sinistro aconteça com você, alguma empresa vai te pagar. Seguro é o único produto que você compra para não usar. Foi trabalhando com Seguros que eu aprendi que eu não vendia seguro… eu vendia confiança!
Buscando autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, fiz uma formação em oratória na Eloquence, onde conheci o Kiko Kislansky que me apresentou a filosofia Ikigai e o conceito de capitalismo consciente. Entendi que meu propósito de vida era criar conexões de valor para aumentar o nível de consciência e competência de pessoas e empresas. Essa nova compreensão me levou a deixar a área de seguros, onde comecei como estagiário e cheguei à diretoria comercial em cinco anos.
Meu próximo passo foi na área de educação corporativa, na Cazulo, Negócios com Propósito. Lá, me aproximei do setor de RH e gestão de pessoas e pude me aprofundar empiricamente sobre Cultura Organizacional, Liderança Humanizada e Empreendedorismo com Propósito. Fizemos a formação Ikigai em São Paulo e trouxemos essa formação para Salvador, onde formamos três turmas inicialmente de aproximadamente 36 pessoas no total.
Em uma conversa com Luiz França, que é uma das principais referências de RH da Bahia, ele me orientou dizendo que o meu caminho estava na ABRH Bahia. Participei do congresso da ABRH Bahia em 2017, fui como visitante, não podia nem entrar no Auditório para ver as palestras, mas, consegui fechar uma turma inteira com mais de 40 pessoas apenas como visitante da Expo do congresso. Nesse momento percebi que a ABRH Bahia era um terreno fértil para mim.
Com o sucesso da 4ª Turma da Formação IKIGAI, esse produto se transformou em uma empresa, e fui co-fundador do IKIGAI Brasil, empresa focada em transformação de cultura organizacional, liderança, gestão de pessoas, mentoring e coaching. Realizamos mais de 20 turmas em Salvador, São Paulo, Florianópolis e Curitiba, além de termos realizado a transformação de cultura organizacional de dezenas de grandes empresas no Brasil, teve um programa que realizamos para uma indústria multinacional de pneus onde contribuímos na elevação do engajamento da alta liderança de 30% para 85% em menos de 01 ano, esse case de sucesso que foi implementado em Camaçari seria levado para a América Latina, mas foi logo antes dá Pandemia… Tivemos que pivotar totalmente a operação do negócio que realizava entregas presenciais, para o modelo de lançamento de cursos digitais. Esse fato acabou me direcionando para a desconexão do quadro societário do IKIGAI Brasil, onde fiz uma pós-graduação na prática sobre empreendedorismo, e vendas.
No início de 2020, fui convidado para assumir a diretoria de eventos da ABRH Bahia. Fiquei muito honrado com esse convite e já estava entusiasmado em colaborar na realização do maior e melhor congresso da ABRH Bahia, mas logo no início desse momento, estourou a pandemia. Mas foi durante a pandemia, que colaborei na realização de dois congressos totalmente digitais e na transformação digital da captação de patrocínio dos eventos da ABRH Bahia.
Vale a pena ressaltar e voltar um pouquinho no tempo para compartilhar mais um ponto de inflexão em minha vida….
Em 2019, fui convidado para fazer parte do time de gestão e liderança da comunidade da Confraria do Empreendedor, um ecossistema que promove conexão, colaboração e compartilhamento entre mais de 1000 empreendedores de alto nível no Brasil. Algumas das principais conexões e negócios que realizei foi através da Confra. No final de 2021, fui convidado por uma das sócias da Confraria do Empreendedor para desenvolver o o ConfraHub, que é uma unidade de negócios focada em planejamento, implementação e gestão de comunidade para negócios, aumentando a satisfação e o senso de pertencimento dos clientes com suas marcas.
Juntamente com a co-fundação do ConfraHub, também recebi o convite para assumir a Presidência da ABRH Bahia, que até o momento, é o maior desafio da minha vida até então, pois tive a honra de ser o presidente mais jovem da história de todas as 23 seccionais da ABRH Brasil.
Iniciamos a nossa gestão no início de 2022 com 52 associados, após muito foco no desenvolvimento de uma cultura organizacional sólida, otimização da governança corporativa, construção de estratégias inovadoras e uma implementação de uma liderança colaborativa como foco em geração de valor para a toda a comunidade da associação, alcançamos atualmente a marca de 566 associados ativos, representando um crescimento de 988% até esse momento, tornando a ABRH Bahia a 4ª maior seccional do Brasil em quantidade de associados, atrás de apenas as ABRHs de SP, SC e RS.
Hoje, olhando para trás, vejo que cada passo da minha jornada foi guiado por um desejo profundo de conectar pessoas e criar valor. Minha história é uma prova de que, com propósito e colaboração , é possível transformar desafios em oportunidades e construir um legado significativo.