Colunas

Propósito acima de tudo

Fábio Rocha, Diretor-Executivo da Damicos Consultoria com atuação nacional nas áreas de liderança, carreira, cultura organizacional, gestão de pessoas, ética e sustentabilidade.

Propósito acima de tudo
Coluna Business Bahia

Coluna Business Bahia

15/05/2021 12:00pm

Nascido em 2 de maio de 1972, Fábio Rocha é um típico taurino e filho de Xangô, perseverante, determinado, adora os prazeres da vida, carisma próprio, único, original, extrovertido e atencioso.

Filho de uma família bem brasileira, Heraldo Rocha, seu pai, carioca de Itaperuna-RJ e da eterna D. Adilea Roseira, filha de Gandu, interior da Bahia e com avós baianos, mineiros e cariocas. Como primeiro neto da família por parte de pai, foi paparicado por todos e teve uma infância repleta de futebol, futebol de botão, rolimã, ping-pong e muito mais.

A formação familiar e escolar, passando pela Escola Pernalonga e depois o famoso Colégio Maristas, foi fundamental para criar valores e hábitos fortes no campo da ética, respeito pelo outro, facilidade de relacionamento, disciplina, busca continua pela aprendizagem e compromisso com uma sociedade melhor.

Tinha tudo até os seus 16 anos, para enveredar na Agronomia, pois, sua família materna era da geração do cacau, mas ao ter acesso a um Guia de Estudante, tomou sua primeira e importante decisão de optar por Administração de Empresas.

Veio entender mais tarde que isto teve influência do momento de carreira de seus pais, na época, muito mais executivos da área de saúde, do que médico e enfermeira, como também de seu Tio Júlio Dantas, administrador de sucesso na Odebrecht e sua Tia Valéria da Gama Rocha, uma executiva da área de seguros.

Na faculdade, mesmo ainda muito cedo, definiu que caminharia, após uma carreira executiva até os 45 anos, nas carreiras de professor e consultor, inspirado por grandes exemplos de professores que apresentavam em sala de aula este mundo tão rico nestas 2 (duas) dimensões.

O sonho de Fábio Rocha até o ano de 1992, já na UNIFACS, como a maioria dos estudantes de administração no Estado da Bahia e talvez os jovens de forma geral era trabalhar na Odebrecht, mas por uma daquelas “peças” que o destino nos prega, em 1993 iniciava a sua carreira na área social, ao ser convidado por uma das lideranças de Dr. Norberto Odebrecht, Lomanto Neto, a participar de um projeto voltado para criação e implementação de uma Tecnologia de Comunicação e Ação Social em comunidades carentes, a partir dos princípios de uma das tecnologias empresariais mais admiradas, a Tecnologia Empresarial Odebrecht – TEO.

Foram 5 (cinco) anos na Fundação José Silveira - FJS entre comunidades carentes urbanas, rurais, de projetos sociais que envolviam o Poder Público, as empresas privadas e as chamadas ONG´S, tendo como um dos seus grandes mentores, o atual Deputado Federal Antônio Brito, que lhe ensinou os primeiros passos de tudo que ele iria viver no campo de estratégias de convivência com o poder.

Termos como auto-sustentação, liderança, planejamento foram vividos ao máximo da sua intensidade quando trazidos para o desafio de trazer um novo olhar para o social, que naquela época era meramente assistencialista.

Passa quase 1 (um) ano morando em São Paulo, envolvido em estudar o terceiro setor paulista e como assessor-especial na Prefeitura de São Paulo, do atual vereador de Salvador, Dr. Edvaldo Brito, na época, Secretário de Negócios Jurídicos.

Antes disto, teve uma experiência única de estágio na Companhia das Docas do Estado da Bahia – CODEBA, tendo sua primeira líder, a famosa “mulher retada”, Itamar Trindade, que era militar na cobrança de resultados, da excelência dos trabalhos e uma mentora na sua formação.

È em 1997, que aquele plano inicial de vida e carreira se antecipa em 20 anos, quando conhece Maiza Santana Neville, sua atual sócia na Damicos Consultoria há praticamente 25 anos.

“Era um garoto que como eu amava a Legião Urbana e Asas de Águia”, ou seja, um garoto que começa a atuar na área de consultoria com muito pouca experiência ainda profissional.

Duas variáveis pesaram muito para que tivesse sucesso nesta caminhada. A primeira delas, que Fábio Rocha, foi literalmente adotado, criado, mentorado e tem como grande parceira uma das maiores consultoras nas áreas de gestão pública, liderança e desenvolvimento humano.

A segunda que Fábio Rocha leva para Damicos Consultoria a proposta de iniciarem uma nova área de atuação na empresa, na época chamada de Desenvolvimento Social, atualmente Sustentabilidade ou ESG.

Isto foi só um começo, para que aos 39 anos, este jovem se tornasse um dos maiores especialistas em sustentabilidade e responsabilidade social do Brasil, tendo atuado em mais de 100 organizações públicas, privadas e não-governamentais e tendo realizado palestras em praticamente todos os Estados do Brasil para mais de 30.000 pessoas, apenas nesta temática.

A vivência que se iniciou em comunidades carentes, organizações não-governamentais e no poder público, passa a ser complementada pela experiência em trabalhos de consultoria de gestão em grandes empresas que atuam no Brasil, inclusive algumas delas já reconhecidas como referência em sustentabilidade nas áreas de energia, química e construção pesada.

É com todo este know-how que Fábio Rocha se dedicou durante anos quase que exclusivamente a palestras e workshops, que tem como intuito desde alinhamento conceitual até a capacitação dos gestores, focando a temática da sustentabilidade e responsabilidade social corporativa, principalmente no que tange a como tornar a sustentabilidade algo intrínseco a gestão e a sua estratégia de negócio.

Com assertividade, experiência prática e um carisma sem igual, estas atividades propiciam outro “status” a este tema dentro das pessoas, organizações e mercados, fazendo com que todos entendam que a verdadeira sustentabilidade é transversal a gestão e permeia todas as tomadas de decisões como risco e/ou oportunidade, não se limitando a sensibilidade com os problemas sociais e ambientais.

Portanto, Fábio Rocha é daqueles palestrantes que tem habilidade de prender atenção dos públicos do mais variados, desde lideranças de “favelas” cariocas, gestores de ONG’S de Parintins (Festival dos Bumbas), estudantes de pós-graduação e diretores (as) de grandes empresas.

A partir de 2010, acontece uma grande virada na sua atuação, mesmo ainda atendendo sempre demandas de sustentabilidade, explode a sua atuação nos bastidores de grandes programas da Damicos Consultoria nas áreas de desenvolvimento de lideranças, teambuilding, cultura organizacional e a sua atuação profissional começa a tomar contornos da figura do especialista em carreira.

Hoje 50% do seu tempo é dedicado à área de gestão de carreira e longeratividade, principalmente ao Programa de Acompanhamento Profissional e de Carreira – PAP da Damicos Consultoria, atendendo de jovens de 16 anos, á profissionais liberais, gestores públicos, empresários, atletas, artistas e lideranças de organizações privadas, com mais de 1.200 horas de assessoramento individual.

Nestes últimos anos co-idealiza diversos Programas voltados para planejamento e gerenciamento de carreira, como Gestão de Vida e Carreira – GVC, Serviço de Orientação Profissional do Engenheiro Civil – SOPE, como também a disciplina Planejamento de Carreira em diversas pós-graduações.

Uma história de 49 anos, que pode tentar ser traduzida em mais de 20 anos como facilitador, treinador e palestrante em eventos in-company e eventos abertos em todo o Brasil para organizações públicas, privadas e não-governamentais, de executivos (as) à turma de “chão de fábrica”, de público-jovem à lideranças comunitárias, tendo realizado mais de 400 programas de treinamento e 800 palestras tendo sido assistido por mais de 120.000 pessoas e tendo treinado mais de 8.000 pessoas.

Paralelo a esta dinâmica e intensa carreira, seguiu também a caminhada de Professor de cursos de Pós-graduação há mais de 17 anos, em universidades locais e de outros Estados com disciplinas nas áreas de Planejamento de Vida/Carreira, Liderança, Cultura Organizacional, Coaching/Mentoring, Ética e Sustentabilidade em cursos de MBA e Especialização nas mais diversas áreas.

Como marido de Isabela Machado e pai de Maria Clara Rocha, a palavra propósito é a chave de toda esta caminhada, o propósito de contribuir para um mundo melhor, transformando a realidade de pessoas e organizações.