Colunas

Profissionalismo e a sede por empreendedorismo

Profissionalismo e a sede por empreendedorismo
Coluna Business Bahia

Coluna Business Bahia

18/02/2024 6:00pm

Empreendedor serial com mais de 27 anos de mercado, Daniel Sousa é fundador de empresas de grande conceito no cenário baiano, além de ser fundador de projetos inovadores em ecossistemas em expansão. Daniel atua nos segmentos logístico, exploração, produção e refino de petróleo, crowdfunding de investimento, instituição de pagamento, telemedicina, plataforma de games, criptoativos e e-commerce de gemas e joias exclusivas.

Sua história profissional se inicia na construção de uma escola de informática em parceria com sua esposa, Técnica em Processamento de Dados e Diretora Financeira da primeira empresa do grupo. Aos 22 anos, fundou a Guindastes Brasil Óleo e Gás, empresa especialista no transporte e movimentação de cargas nos modais onshore e offshore.

Trabalhando, por anos, na prestação de serviços de Desmontagem, Transporte e Montagem de Sondas para a Petrobras, logo despertou o gatilho de ingressar no promissor ramo de petróleo, que à época estava iniciando uma política de desinvestimentos da qual detinha o monopólio. Com o feeling, investiu pesado na aquisição de poços de petróleo e gás natural junto a ANP (Agência Nacional de Petróleo), fez contato com associações de produtores de petróleo do Texas/EUA e realizou diversas viagens à China, onde construiu o projeto de uma refinaria com capacidade de 10.000 barris/dia, sendo a 2º refinaria privada da Bahia e a 5º privada do país, com capacidade de dobrar sua produção nos próximos anos. Nasce, assim, a Brasil Refino. 

Abastecido quase sempre com doses de muita energia e vontade de tirar projetos do papel, idealizou negócios com grande apelo tecnológico. Foi assim que nasceram a Onbank e Onbank Seguros (conta digital com soluções ideais para sua vida financeira), a Petrobolsa (plataforma de investimento alternativo em processo de credenciamento junto a CVM), a BR GEMAS (marca de joias e gemas exclusivas) e as demais empresas do grupo.