Foi às margens do belíssimo lago de Porto Ceresio, próximo a Milão, na Itália, que a poeta baiana Liz Matos recebeu homenagem nessa semana, durante um almoço promovido pela editora italiana Edizioni WE, oferecido pelo seu diretor Nicola Bergamaschi e a escritora e presidente da Academia Rotariana Italiana de Artes e Letras (ARIAL), Simona Adivincula.
O evento contou com a presença de personalidades locais, como o diretor da Revista FMagazine e político Mirko De Carli, o renomado jornalista Antonio Cosentino, as poetas Marina Maghetti e Alessandra Melandri, o presidente da Associazione Nacional Carabinieri e poeta, Giuseppe Piccioni (Liz Matos escreveu o prefácio no livro recente dele), dentre outros.
Na oportunidade, Liz, que tem seu último livro traduzido para o italiano, La Cicatrice e il Fiore, recebeu um “Atestado de Benemerência” (Atestato di Benemerenza), onde se destaca : “Pela sua forma única de ser 'WE'. Seu compromisso vai muito além de escrever: poeta de , ela é sempre gentil e sensível com os outros.”